sexta-feira, 14 de novembro de 2014

INTERSTELLAR


O mais novo filme do Nolan, INTERESTELLAR, o filme realmente é surpreendente. O que 2001- Uma Odisséia no Espaço representou para o gênero de ficção científica no século passado no cinema, Interestelar representa a mesma coisa pra quem curte uma boa ficção no cinema.
  O filme segue a risca o seu gênero. Claro que de forma diferente de 2001, o filme pretende explicar todos os questionamentos levantados, tentando não deixar nada em branco. Uma história de sobrevivência e sobre o futuro da humanidade com um respaldo bem científico. De teorias sobre a viagem espacial através de buracos de minhoca, há interação da mecânica quântica com a lei da gravidade, e questionamentos sobre o por que de se investir em viagens espaciais na busca de novos mundos, o filme abusa nos termos científicos e comete alguns furos como qualquer outro filme mas nada que venha comprometer toda a tensão de sua trama e a imersão que o filme trás a quem assiste, fazendo você sentir a dor dos personagens, suas angústias diante do inesperado fim da humanidade e principalmente a confusão de lidar com aquilo que mau compreendemos hoje: A exploração de um espaço desconhecido e toda sua imensidão, diante da pequenez humana .
 A trilha sonora de Hans Zimmer contribui mais ainda para deliciar o que é colocado na telona.Para todos que querem não somente ver o filme, mas ter uma verdadeira experiência visual no cinema e deixar ser atingido por todos os questionamentos e reflexões que o diretor quis expor , esse filme é pra você !
Observação: Chorei demais no meio do filme!


Nolan nos premia mais uma vez com um ótimo filme...

terça-feira, 12 de agosto de 2014

HABITOS PERIGOSOS: UM CLÁSSICO



Bem galera, vimos que a série do grande Constantine vai estrear e tudo indica que vai ser um sucesso, por procurar maior fidelidade com o personagem criado por Alan Moore. Isso sem dúvida nos agrada.
Assim, quero indicar aqui um quadrinho deste grande mago pra quem ainda não conhece o personagem, poder conhecer mais.



HELLBLAZER :HÁBITOS PERIGOSOS

Garth Ennis é um escritor ácido. Tem um humor negro bem peculiar e isso pode ser notada na sua série The Boys e em Preacher, demonstrando o seu talento para falar de mitologias e ocultismo dentro do universo dos quadrinhos. Ele é quem assina o roteiro de Hábitos Perigosos.
A Hq Hábitos Perigosos é um divisor de águas na série mensal de John Constantine por causa da mudança de foco que a trama dá ao personagem que então enfrenta agora a sua morte. Constantine é diagnosticado com câncer de pulmão e assim o homem que enfrentou demônios e era guia do Monstro do Pântano se vê sucumbindo diante dessa doença e tenta a todo custo se livrar dessa deprimente situação recorrendo a ajuda de velhos amigos e antigos inimigos.
 O filme de Keanu Reeves foi adaptado bem levemente dessa trama, e se fosse realmente fiel ao espírito da Hq com certeza o filme seria melhor. 
Ennis consegue recriar o personagem de forma única, dando realmente uma visibilidade que a revista Hellblazer não possuía, além da incrível reviravolta da trama.



Assim recomendo muito a leitura dessa Hq, que com certeza é a melhor já escrita sobre o grande bruxo Inglês. Segue abaixo o teaser da série feita pela NBC, e um fato inusitado é que Constantine não fumará na série, sendo que essa é uma das suas características mais marcantes nas Hqs e principalmente na que estamos indicando aqui. Vamos ver se realmente essa série será melhor adaptada.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

TRASH - A ESPERANÇA QUE VEM DO LIXO

Mais filme brasileiro na área ou melhor, sobre o Brasil. Stephen Daldr, diretor de Tão Forte e Tão Perto e As Horas dirigi esse longa em parceria com a produtora brasileira a O2.
O filme é uma adaptação do livro de Andy Mulligan.





O filme fala sobre três adolescentes que vivem e trabalham em um lixão e, um dia, encontram uma carteira que contém instruções para encontrar um tesouro. É o início de uma jornada feita pelo trio, na qual encontrarão pessoas inesperadas pelo caminho.Wagner Moura, Selton Mello e Martin Sheen compõe o elenco do longa.


As filmagens começaram na primeira semana de agosto de 2013, no Rio de Janeiro. O filme estréia no dia 9 de outubro. Bora assistir ?




sábado, 19 de julho de 2014

TUBARÃO: O PRIMEIRO BLOCKBUSTER

Ontem eu revi Tubarão do mestre Steven Spilberg e afirmo sem medo. CONTINUA MUITO BOM !
Alguns filmes não passam da famosa regra dos 15 anos. Se você tem aquele filme de ação ou aventura que foi marcante na sua infância ou adolescência é bom que você não o veja de novo. Se ver correrá o risco de não acha-lo tão bom assim e as vezes...vai achar esse filme tão bom, uma verdadeira merda !

Mas certos filmes são atemporais e com toda certeza Tubarão é um deles. Você assiste ele hoje e continua sentindo toda aquela tensão que o filme trás.
Filmado em 1975, com trilha sonora do mestre John Willhams , o filme enfrentou vários problemas na sua produção, estourando seu orçamento original de R$4 .000,000 milhões de dólares além de das falhas com o tubarão mecânico que era o mostro do filme. Todavia nada disso impediu que o filme fosse um sucesso absoluto nas bilheterias.





.No mundo todo, beirou o público de mais ou menos  250 milhões de pessoas, sendo um dos filmes mais vistos de todos os tempos. Se fosse lançado nos dias de hoje, arrecadaria mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria de acordo com a correção monetária. O filme foi o precursor dos filmes  Blockbuster, o famoso arrasa quarteirão.
A falha no mostro mecânico que fazia parte dos efeitos especiais do filme , até que contribuiu para dar aquela sensação de medo onde em várias cenas o Tubarão não aparece , mas sua presença é anunciada pela primorosa trilha de John Willhams e consegue deixar todo mundo em pânico.

Vale a pena rever esse clássico do cinema que continua tão bom depois de tanto tempo.


sábado, 5 de julho de 2014

Os Filmes Mais Esperados de 2014 - Parte 2

  Saudações caros amigos. Já estamos em Julho e grande parte dos filmes mais esperados do ano já foi lançado, mais não, não mesmo, vamos listar aqui alguns filmes que ainda serão lançados neste ano e que vêm sendo ansiosamente esperado por muitos ! Veja a nossa lista, ela está em ordem de lançamento :

                                                    Transformers - A Era da Extinção (17/07/2014)


  Chega aí mais um filme dos Transformers, mais desta vez não teremos Shia Labeouf como ator principal, desta vez será Mark Whalberg o responsável para manter a sobrevivência do pessoal,  o filme conta com a direção de Michael Bay.

                                                      Planeta dos Macacos : O Confronto (24/07/2014)


  Outro Planeta dos Macacos vem aí, e este como o título nos mostra será focado em um confronto, macacos x humanos novamente, mais desta vez haverá uma epidemia de símios, nos resta aguardar.

                                                       Guardiões da Galáxia (31/07/2014)

  Mais um filme dos estúdios da Marvel vem aí, Guardiões da Galáxia se passa em uma Terra alternativa no século XXXI. Talvez seja esse um filme que talvez os fãs da Marvel não conheçam muito sobre os heróis, mais pra quem conhece realmente, sabe que é uma história legal.

                                                       As Tartarugas Ninja (14/08/2014)

 Nostalgia novamente ! Finalmente, depois de tantos anos vamos ter um filme das Tartarugas Ninja com efeitos especiais que realmente vai nos fazer viajar com as tartarugas ! Este realmente estou muito empolgado !

                                                       Os Mercenários 3 ( 21/08/2014)

  Os Mercenários 3 vêm dessa vez com uma cara diferente, mesmo sabendo das explosões, brigas e tiroteios fodásticos, o elenco aumentou, com caras novas como Wesley Snipes, Harrison Ford e Mel Gibson, podemos esperar uma história melhor com muita ação !

                                                        Hércules ( 04/09/2014)

  Em Setembro vamos ter o lançamento de Hércules, mais deste vez com Dwayne Johnson (The Rock). Pessoal, eu acho que não haveria ator melhor pra interpretar o personagem, porque o The Rock literalmente parece uma pedra, o cara deu certinho ! Quem disse é o Hércules é ruivo do olho azul, alguém aí já viu ele de verdade ? Esse filme sim pode nos mostrar o Hércules que realmente queremos ver !

                                                          Anjos da Lei 2 ( 04/09/2014)

  Pessoal, quem viu o primeiro viu que é hilário, todos os dois atores têm seus momentos engraçados e esse filme foi muito bom. Vamos esperar Setembro chegar.

                                                        Deixados Para Trás ( 02/10/2014)

 Em Outubro, sai nos cinemas o novo Deixados Para Trás, e desta vez teremos nada mais nada menos que Nicolas Cage como ator principal. O roteiro continua praticamente o mesmo dos anteriores.

                                                        Interestelar ( 06/11/2014)

  Christopher Nolan nos deixou mal acostumados com filmes como A Origem e a Trilogia do Cavaleiro das Trevas, mas agora em Novembro teremos mais um filme deste grande diretor. Aventuras pelo espaço e viagens no tempo cercam este filme.

                                                        Debi e Lóide 2 (13/11/2014)
  Caraca, esse sem dúvidas é o mais esperado por mim, depois de 20 anos, finalmente vamos ver novamente esses dois que marcaram época, eles são muito engraçados, o filme foi muito bom, tomara que consigam manter o mesmo nível nesta continuação !

                                                      O Hobbit : A Batalha dos Cinco Exércitos ( 11/12/2014)

  A terceira parte do Hobbit vêm aí com boas esperanças, afinal os dois primeiros foram ótimos filmes, a Batalha dos Cinco Exércitos vai nos fazer ficar mais ansiosos ainda.

  Meus caros amigos nerds, é claro que saíram muitos filmes até o fim do ano que talvez não entrou nesta lista, mais e você, qual filme é o mais aguardado ? Deixe seus comentários.

Hasta la Vista Nerds,


sexta-feira, 27 de junho de 2014

MAIS BATMAN !!!!

Bem , como esse é o ano do Homem Morcego, vamos continuar a falar de Batman que como já falamos, comemora 75 anos .
No ano de 1989, Tim Burton trouxe as telas de cinema mais um filme do Batman, mas agora com um ar gótico e mais sombrio. Uma lista contou com vários atores considerados para o papel de Batman e Michael Keaton foi o escolhido. Nicholson aceitou fazer o papel do Coringa, sob condições estritas,e com um salário bem gordinho.
O filme fora lançado no aniversário de justamente cinquenta anos do Super Herói da Dc .A história em quadrinhos "The Case of the Chemical Syndicate" do ano de  1939, onde Batman faz sua 1ª aparição como o grande detetive e herói , tem alguns pontos em comum com o filme de Burton, pelo fato de Batman não se importar em matar seu oponente durante suas lutas, e também por Bruce Wayne ainda não possuir um físico tão musculoso e imponente como viríamos a conhecer depois.


O filme ganhou o Oscar de melhor direção de arte e custou em torno de 30 milhões a 48 milhões de dólares arrecadando mais de US $ 400 milhões no total de bilheterias sendo assim um enorme sucesso para a época.
Um documentário sobre a produção do filme foi lançado e está no YouTube. Vale a pena conferir e aproveitar esses 25 anos do filme que redefiniu o Morcegão na cultura pop.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

E O BÁTIMA FAZ 75 ANOS !!!


Batman é meu super herói favorito. A primeira vez que tive contato com o personagem foi através de meu avô que fora uma grande leitor de quadrinhos.
De lá pra cá me tornei fã do homem morcego, lendo as Hqs, vendo os filmes e desenhos e é claro jogando os jogos.
Criado por Bob Kane e Bill Finger, o morcegão (para os íntimos) apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na DC Comics em 1939, e  completa 75 anos em 2014com uma boa fase. Uma trilogia quase que perfeita no cinema, um próximo filme com Superman, uma grande saga de jogos para o Play 3 e Xbox e um passado um tanto excêntrico.


No ano de  1940,o homem morcego ja ganhara uma revista só sua  e em 1943, bem no meio da  Segunda Guerra Mundial ele ganha um ajudante Robin ,  uma tirinha diária na imprensa. Duante oas décadas seguintes, Batman tinha os quadrinhos mais bizarros e galhofas possíveis. Quem comprou o encadernado Arquivo de Casos Inexplicáveis pode ver como eram as historinhas das décadas de 45, 50.

O  Batman com aquele ar mais sombrio, maduro e cheio de mistperios,surgiu com a graphic novel O Cavaleiro das Trevas de  Frank Miller no ano de 1986, que inspirou o clima do filme de 1988 do Burton que completa 25 anos, e é claro a  trilogia cinematográfica de Cristopher Nolan.


Bem assim, para você curtir esse grande herói vai aí 2 recomendações:


Nos quadrinhos li recentemente a Hq Batiam: O que aconteceu com o Homem Morcego. Escrita por Neil Gaiman, que traz um enredo interessante. Em um beco na cidade de Gotham, o corpo do Batman está sendo velado, e muitos personagens marcantes de sua história estão lá para prestar as últimas homenagens. Sejam vilões ou antigos amigos. Mas de longe alguém bem misterioso observa tudo e analisa tudo que está acontecendo no local. Vale muito a pena a leitura, sem falar que o Gaiman sabe como envolver o leitor na história que tem um final bem bacana.




A segunda indicação é o excelente jogo Batman Arkham Origins, o último dessa grande saga que fora lançado.Arkham Origins não foi produzido pelos criadores da série de jogos anteriores.
 A ação do jogo decorre alguns anos antes dos acontecimentos do primeiro jogo que fora lançado em 2009 e conta a história de um herói até então desconhecido por Gotham que surge para tentar combater o crime e acaba se tornando um alvo para oito assassinos de aluguel contratados pelo vilão Mascara Negra para mata-lo, e tudo isso na véspera de natal. O jogo é apresentado numa perspectiva de terceira pessoa com maior foco nas habilidades de Batam como o combate e infiltração, e inova com a parte investigativa,  transformando o Batman em um detetive em várias partes do jogo pois além de Herói o Homem Morcego é conhecido como o maior detetive do mundo.Enfim, vale muitooo a pena jogar e aguardar pelo novo jogo que está sendo produzido para os novos consoles.


Então pessoal, se você é fã do Maior Detetive do mundo, do Cruzado de Capa, do Homem Morcego, confira essas duas indicações, reveja os filmes no Nolan, do Burton, a série clássica com Adam West e que venham mais 75 anos de Batman para a nossa alegria !!!!!!


terça-feira, 24 de junho de 2014

DAYTRIPPER:UMA POESIA!

Existem obras  em quadrinhos que entram para a história com seus enredos complexos. Outras entram por causa das reviravoltas na trama ou mesmo por sua arte, seu traço. Daytripper com certeza entrou para a história das Hqs nacionais e mundiais. E eu digo que foi pela sua simplicidade em transmitir uma poderosa mensagem !

Obra dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, Daytripper fora lançada primeiramente nos Estados Unidos fazendo muito sucesso por lá vencendo inclusive o premio Eisner em 2011 ( o Oscar dos quadrinhos) para depois ser publicada no nosso país.
A editora Panini em parceria com o selo Vertigo assim lançou em capa dura a um tempo atrás essa fantástica Hq, porém só tive contato com ela por agora.


O enredo da Hq gira em torno de Brás de Oliveira Domingos. Um homem que sonha em ser um grande escritor assim como o pai é, mas vive de escrever obituários. Vive vendo a vida das pessoas terminar, e vive de escrever isso. Brás quer realizar seu sonho, ir atrás do que acredita e falar sobre a vida e não sobre a morte. Desta forma somos levados por uma verdadeira jornada pela vida desse personagem lidando com seus amores, seus medos, suas conquistas, seus fracassos e assim um verdadeiro retrato sobre a vida é montado por Fábio Moon e Gabriel Bá, mostrando como somos e nos sentimos pequenos diante da vida , e da morte !
Daytripper trata justamente sobre isso, a brevidade da vida e a inevitável chegada da morte. Como lidamos com isso. Sabemos que um dia iremos morrer,e até chegar esse dia o que fazemos com a nossa vida!

Daytripper assim é uma verdadeira poesia desenhada. Um relato puro, honesto e real, que trás reflexões fortes e profundas, nos levando a pensar sobre como estamos vivendo e para que estamos vivendo.

Assim recomendo de olhos fechados essa obra prima dos quadrinhos nacionais. Vale a pena ser lido e descoberto.



segunda-feira, 23 de junho de 2014

PRIMER: O FILME MAIS NERD QUE JA VI !!!!!

Se o Guia do Mochileiro da Galáxia é considerado o livro mais nerd ja escrito, PRIMER pode ser considerado o maior filme  nerd já feito.
Como está em voga filmes sobre viagens no tempo como X-MEN DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO quero indicar esse filme que fala sobre viagem no tempo mas de uma forma completamente científica, usando termos e conceitos físicos para isso.

Dirigido por Shane Carruth que é matemático, o filme fala sobre dois amigos que usam a garagem de casa para fazerem experimentos científicos e acabam de forma meio que acidental criando um tipo de máquina do tempo. Assim eles são tentados a usar o aparelho e mudar suas vidas.
Não tem como falar muito da sinopse para não dar um spoiler sobre a trama , apesar de que esse filme por ser baseado realmente em termos científicos mesmo torna a sua trama extremamente complexa e difícil de se compreender. Mas isso não o transforma em um filme ruim, muito pelo contrário. É bom, e a confusão que ele gera é uma confusão boa, que é parte do enredo fazendo com que quem assiste realmente pense e busque as respostas por si mesmo.

O filme foi lançado em 2004, e teve um orçamento de apenas 7 mil dólares, e tal vez seja o único filme sobre viagem no tempo onde não se usa efeitos especiais, e que realmente não fazem falta . O filme ganhou um premio no festival de  Sundance que lhe deu maior visibilidade o transformando em um verdadeiro cult movie.

Assim se você quer ver uma boa ficção científica que usa  termos bem científicos, PRIMER é uma boa pedida. Fique atento mesmo nos 77 minutos de filme para você não perder nada, mas provavelmente como eu vai ter que ver o filme umas duas vezes pra tentar captar tudo. Pra quem gosta de filmes assim complexos que fazem A Origem do Nolam parecer um filme para crianças, Primer é o filme que você estava procurando. Um filme extremamente científico e extremamente nerd !



domingo, 15 de junho de 2014

E AÍ, CONHECE A DEEP WEEB ?

Fala galera, e aí, vocês ja tiveram curiosidade de navegar mais profundamente na internet?
Vocês conhecem a Deep Weeb?
Deep Weeb é o conjunto de conteúdos da internet não acessível diretamente por sites de busca como o google por exemplo. A ilustração comum é a de um oceano ou mesmo de um Iceberg. Só o que está no topo, ou na ponta do Iceberg, ou mesmo na superfície é que pode ser encontrado mais facilmente. Assim,  documentos confidenciais, fóruns de debates de determinados grupos e vários sites estão lá no fundo desse imenso oceano chamado internet, e como lá não existe a mesma vigilância que se encontra na superfície, acaba virando uma terra de ninguém. 


Essa enorme área secreta (500 vezes maior que a web comum!) que fica lá no fundo, virou uma terra sem lei, repleta de atividades ilegais pavorosas. De venda de drogas a pornografia infantil. Mas pode-se também achar algumas coisas boas como um conteúdo imenso de livros, e alguns até raros para se baixar. Grupos como o WikiLeaks que trava uma luta pela privacidade e pela liberdade surgiu na Deep Weeb.
Uma das formas mais comuns de se navegar em parte da Deep Web é a feita pelo navegador conhecido como Tor (isso mesmo,o deus do trovão), que dificulta a embaralha a identificação dos computadores ao acessarem determinado conteúdo tornando o navegador em alguém anônimo. O site foi criado pela Marinha dos Estados Unidos em 1996 e é mantido, atualmente, por voluntários pelo mundo. Desta forma por não ser encontrada em buscadores, a Deep Web traz diferentes conteúdos como livros raros que já mencionamos, além de  artigos científicos  e fóruns de discussões específicas sobre os mais possíveis assuntos como também já falamos. Mas também pode ter computadores com propagandas para venda ilegal de drogas, textos preconceituosos e crimes diversos como sites de matadores de aluguéis à sites de canibalismo humano.





No vídeo abaixo, do programa Olhar Digital, se vê uma boa explicação sobre a Deep Weeb. Se você for navegar lá, cuidado. Aproveite o que é bom e fuja do que é ruim !




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Selton Mello Em Game Of Thrones

   
   Os fãs brasileiros de "Game of Thrones" ficarão empolgados com a quinta temporada da série. Isso porque, segundo o site "Breathe Cast", Selton Mello fará uma participação como o irmão do Príncipe Oberyn Martell (interpretado pelo chileno Pedro Pascal), o Príncipe Doran Martell, um homem paraplégico, inteligente e de 40 anos.

   Na notícia divulgada no site, eles falam que a ida de Selton para a série não irá animar muito os americanos, já que ele não é conhecido nos Estados Unidos, mas que o ator é famoso no Brasil. "Atuando em novelas desde criança, ele gradualmente passou para filmes e teatro, e ainda dirigiu dois longas", diz a matéria.

   E aí Nerds, o que acharam ?

domingo, 25 de maio de 2014

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS:42

Bem galera, hoje é o dia da toalha para uns e o dia do orgulho nerd para outros. Pra mim é um dia normal mesmo...mas eu prefiro ver o dia como sendo o dia da toalha.
Tudo isso graças a Douglas Adams, o cara que criou uma das mais famosas sagas de ficção científica da história. Com uma boa dose de humor Britânico,filosofia e crítica social  a série ja foi programa de rádio, seriado de tv, serie de livros e filme.Um verdadeiro tratado midiático sobre como usar a toalha!

" O homem, na realidade, é somente a terceira espécie mais inteligente entre os seres humanos – atrás, por exemplo, de animais como os golfinhos".

Pra você comemorar o dia, e você que ja leu os livros que tal ver o filme .




Arthur Dent interpretado por Martin Freeman (o grande Bilbo) é um homem aparentemente  normal, que está tendo um dia não muito legal. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é na verdade  um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra também  está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial facilitando a vida em toda a galáxia. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

O filme é divertido e até foi bem adaptado do primeiro livro, com um ritmo rápido e  boa dose de humor.  Apesar de Mos Def não convencer muito como Forde Prefect, tem boas cenas e Martin Freeman é perfeito para papeis  onde sempre ele é levado para viver fantásticas aventuras. Vale a pena conferir !

Segue a baixo  uma cena do filme que pretende responder a pergunta mais importante do universo !!!!


quarta-feira, 21 de maio de 2014

X-Men - Dias de Uma Cronologia Esquecida



  Ok meus amigos nerds, hoje está na véspera de uma grande estréia. X-Men Dias de Um Futuro Esquecido está prestes a sair nas telonas, sem dúvidas há uma grande ansiedade para nós assistir mais um filmes dos mutantes.  Mais o que deve ser dito é o seguinte : Como fica a ordem cronológica do filme ?
  Pessoal, eu assisti a todos os três primeiros filmes, até aí tudo bem, pois seguia uma certa linha, mesmo com algumas falhas, era sim uma sequência que nós estendemos. Mais daí começaram a sair sequências que, não respeitavam essa linha. X-Men First Class, por exemplo, achei legal pois daí sim saberíamos o início de tudo, mais vimos certos erros que serão avaliados mais na frente. Devido ao grande sucesso de Wolverine na pele de Hugh Jackman, começaram a sair mais filmes em linha cronólogicas totalmente diferentes e confusas.
  Puxa vida, os caras arrecadam bilhões ( não estou desmerecendo nenhum dos filmes), e não tem um único momento para definirem as linhas do tempo, porque se um filme será antes, depois ou no meio do outro, não pode deixar a cabeça dos fãs nas nuvens.
  Sempre fui fã dos X-men, gostava das revistinhas, jogava no meu PlayStation 1, e quando saiu o filme eu fiquei eufórico, até gravava quando passava, no meu video-cassete. Mais os caras deram uma bagunçada.
  Enfim, vamos aos fatos (Pelo menos alguns deles)  :

- No 1º Filme, temos o Wolverine, e em vários momentos ele luta com o Tigre Dente de Sabre(muito esquisito). Mas, no filme do X-Men Origens, o Wolverine e o Dente de Sabre já se conheciam, mesmo o Wolverine perdendo a memória no final, o Dente não perdeu, e como o 1º filme se passa depois disso tudo, ambos parecem ser desconhecidos, o que não acontece no Origens. Enfim, erro foda.

- No filme X-Men Origens, no final do filme vemos uma adolescente, não sei o nome dela, mais ela se transforma em Cristal , e ajuda a tirar as crianças da prisão. Mais o que acontece, no filme X-Men First Class(que se passa antes do Origens), ela é assistente do então vilão do filme Kevin Bacon, o negócio é que ela está mais velha, então ela rejuvenesceu ao invés de envelhecer, e pelo que sei, esse não é o poder dela.

- No 3º filme da saga, finalmente aparece o Fera, todo azul, forte e tals; no 2º filme ele aparece dando uma entrevista, como Hank McCoy, ele era um biofísico famoso, mais não estava "azul" ainda. Mais então, no X-Men First Class, ele aparece adolescente e já se torna o Fera ainda jovem, ou seja, mais um erro. Obs: O Fera não escolhe ficar azul e forte, ele se torna um mutante, fica azul e já era.

- Então, quem assistiu ao 3º filme, viu depois dos créditos, que a Dra Moira, estava cuidando até então de um paciente, mais o que percebemos é que, no X-Men First Class, ela é uma agente especial, e aparenta ser da idade ou mais velha do que no 3º filme. E ela nem é mutante !

Vamos agora analisar os fatos que cercam Charles Xavier :








-Pessoal, na primeira imagem temos o final de X-Men First Class, e na segunda imagem temos uma cena do início de X-Men 3. Ocorre que, Charles Xavier leva um tiro, e não consegue mais andar, desde jovem. Mas, no X-Men 3 ele aparece andando normalmente, já velho, ao lado de Magneto. E também não podemos esquecer que ambos se separaram no fim do First Class, mais já no X-Men 3 ambos parecem ser amigos, afim de encontrar Jean Grey (Fenix).

- X-Men Origens se passa depois do First Class, nele também vemos Charles Xavier chamando os adolescentes para ajudá-los, e ele está andando.

- No 1º filme dos X-Men, Xavier vai ao "Cérebro", junto ao Wolverine para tentar encontrar a Vampira. Daí o Wolverine sugere para ele tentar achar o Magneto, então ele diz que o Magneto encontrou uma forma de se esconder, porque o mesmo ajudou o Professor X a construir aquele lugar. Mas, no X-Men First Class, quem constrói o Cérebro é o então Hank McCoy(Fera). Seria Charles Xavier um ladrão mentiroso ?

- No início do 1º X-Men, Xavier diz que conheceu o Magneto com 17 anos, já em First Class, ambos se conhecem com ao menos 30 anos cada um.

- Mas pessoal, sem dúvidas, o que mais me intriga nessa saga dos X-Men, será como o Professor X vai aparecer neste filme que está saindo agora. Pois quem viu o X-Men 3, viu que a até então Fênix não apenas matou o Xavier, ela o desintegrou. Entendo que depois do filme tem uma cena pós-crédito onde ele volta e conversa com a Moira, mais não é a mesma pessoa. Como vão fazer pro professor X voltar, se ele foi desintegrado, e pelo que vimos nos trailers e tudo, Patrick Stewart vai viver o personagem.


   Meus amigos nerds, estou ansioso por este filme, espero que muitas perguntas sejam respondidas nestes Dias de Um Futuro Esquecido. Parece que teremos mais um bom filme, vamos aguardar para ver. Mais e você, concordou ou discordou ? Comente, e talvez nos ajude se esquecemos de alguma coisa.

   Hasta la Vista Nerds,


terça-feira, 13 de maio de 2014

MARVELS: QUE " MAGAVILHA"!

Bem, todo mundo sabe que sou extremamente fã de quadrinhos....e gosto muito mais da DC comics do que da Marvel. Todavia não posso deixar de falar de uma trabalho primoroso, de uma obra incrível da editora do Homem Aranha e Cia... MARVELS, de Kurt Busiek e Alex Ross.


Imagine o mundo dos super heróis vistos pelos olhos de uma pessoa comum, sem qualquer super poder !!!
Pois é...essa é a ideia da Hq Marvels. Phil Sheldon é um fotógrafo iniciante lá nos anos 30 e presencia o surgimento dos super heróis, passando por todas as décadas seguintes registrando o esse mundo fantástico que se iniciou com a aparição do primeiro Tocha Humana até a morte da primeira namorada do Homem Aranha. Phil Sheldon viu o surgimento dos vingadores, viu o problema da questão mutante, o casamento do Sr. Fantástico e muito mais. Passando assim por mais ou menos 3 décadas diferentes, Phil faz um verdadeiro documento sobre acontecimento importantes do universo Marvel.

 O mais interessante é justamente isso. É uma Hq onde o protagonista não é nenhum super herói, mas simplesmente um jornalista, uma pessoa comum que registrou coisas incríveis e maravilhosas em sua vida. Daí vem o título da Graphic Novel. "MARAVILHAS"

O roteirista Kurt Busiek fez uma extensa pesquisa sobre acontecimentos importantes no universo Marvel desde a era de ouro dos quadrinhos até a presente época para dar uma ar de jornalismo ao enredo. Muitas vezes quando lemos essa Hq, é como se estivéssemos lendo uma reportagem envolvendo super heróis e vilões. Já possuindo assim uma trama interessante, Marvels conta com o fantástico desenho de Alex Ross, um dos maiores ilustradores de quadrinhos no mundo. Tive o primeiro contato com seu trabalho quando li O Reino do Amanhã, uma das melhores Hqs sobre a liga da justiça. Alex Ross dá um realismo ao seu traço impagável, transformando seu desenho em uma verdadeira obra de arte.

O melhor de tudo é que a editora Salvat está relançando uma coleção de Graphic Novels da editora Marvel e é claro que Marvels está sendo relançada e com um preço bem bacana. Todo amante de quadrinhos, seja Marvel ou Dc, ou todo amante de arte deve ler Marvels. Leitura 100% obrigatória para todo nerd !!
Corra até a banca mais próxima e boa leitura .



sexta-feira, 9 de maio de 2014

A LUZ É PARA TODOS

Depois de tantas polêmicas nos últimos dias sobre racismo, preconceito , bananas e oportunismos é claro, que tal um filme para debater bem a questão do preconceito e do racismo ?

A LUZ É PARA TODOS

Filme clássico da Century Fox estrelado por Gregory Peck lançado no ano de 1947, foi a maior bilheteria da Fox deste ano. O filme fala sobre O jornalista Philip Schuyler Green que fora convidado para escrever uma matéria sobre antissemitismo na sociedade atual e para poder escrever tal matéria de forma realista decide se passar por um judeu e sentir na pele todo o preconceito.

O filme é extremamente atual na sua abordagem sobre o preconceito racial.Quando o filme começou a ser produzido os chefes de vários estúdios de cinema da época,que eram  em sua maioria judeus, entraram em contato com os estúdios da  Fox pedindo para que o filme não fosse realizado com medo de que o tema Ffosse tratado de forma banal ou mesmo temendo algum tipo de represália. Foi o vencedor do Oscar de melhor filme de 1948 e deu a Elia Kazan o seu primeiro Oscar de melhor diretor.

O diretor quis demonstrar principalmente  a omissão da sociedade sobre o terror do preconceito. Mostrando a realidade dos judeus depois da segunda guerra, o filme tem o escopo de trazer reflexão, e apesar de ter o romance como um ponto fraco e até meio cansativo do filme, ele  consegue magistralmente ser um ótimo drama pós guerra. Em tempos onde o debate do racismo tem sido levantado em todos os setores da sociedade e principalmente dentro dos esportes, A LUZ É PARA TODOS traz uma boa trama e acrescenta e muito nas discussões sobre igualdade!
Vale a pena conferir e aproveitar esse grande clássico do cinema. É em preto e branco, mas quem não resiste ver um filme em preto e branco :)





segunda-feira, 5 de maio de 2014

Anamnese - O Novo Curta-Metragem Brasilero


   Fala galera Nerd, hoje trazemos a vocês uma grande novidade que está vindo aí. Anamnese é um curta-metragem Made in Brasil, isso aí, trazemos a vocês meus caros uma nova experiência.
  Este curta chega em nossas telas infectadas da Internet no dia 1 de Junho, e nos trás um mistério : " Quem matou Davi ? " A trama se envolve em um jantar, mais uma comemoração entre amigos acaba trazendo à tona revelações e lembranças tanto quanto questionáveis.
  Em breve voltaremos com mais informações, vídeos e a sinopse oficial do curta,

  Hasta La Vista Nerds,

sábado, 3 de maio de 2014

E AÍ...JA VIU UM OSNI?

Ovni todo mundo já ouviu falar ...mas e um OSNI...quem já viu?

Segundo a boa e velha Wikipédia, Objeto Submarino Não identificado, ou OSNI, é definido como qualquer objeto ou fenômeno de percepção óptica ou mecânica de origem desconhecida observado dentro da água e que permanece não identificado até mesmo depois da investigação completa.
As principais características deste fenômeno e  que suporta pressões que qualquer outro submarino  não poderia suportar,além  de alcançar uma grande velocidade e manter uma manobrabilidade até agora impensável para um objeto submarino em alto mar.

Além de avistamentos no mar,  no ano de 1997  um som foi detectado em auto mar, mais precisamente no oceano pacífico ficou conhecido como Bloop. Uns afirmam  que se trata de um som de uma criatura viva como afirmam o pessoal da criptozoologia , mas alguns ufologos acreditam que esse som fora produzido por uma máquina no fundo do mar. Alguns mais alucinados acham que se trata do próprio Cthulhu, saindo direto dos contos de Lovecraft.

Bem, além de vigiar os céus , temos que observar nossos mares ver se não vamos encontrar nenhum Nautilus ou nenhum Cthulhu por aí !!!!



quinta-feira, 1 de maio de 2014

O LEGADO DE A NOITE DOS MORTOS VIVOS







Você gosta de filmes, séries, quadrinhos e qualquer coisa sobre Zumbis ??? Agradeça a George Romero. Ele roteirizou e dirigiu o maior clássico sobre zumbis já feito . A NOITE DOS MORTOS VIVOS !

Romero não criou a figura do zumbi e nem dirigiu o primeiro filme do gênero. Contudo Romero reinventou a mitologia em torno desse monstro dando base para praticamente todos os filmes sobre zumbis que viriam posteriormente.
Com um orçamento de 114.000 dólares, Romeiro fez um filme que além dos sustos, teve um grande impacto sobre a cultura norte americana no fim dos anos 60, por fazer várias críticas a sociedade desta época, sem falar que o protagonista da trama era um negro,  que sofria com o racismo e o preconceito na América . Ter um herói assim era algo completamente inédito.

O filme abre mão da explicação ocultista e sobrenatural da figura do zumbi e passa a dar uma explicação com um fundo científico. Romeiro deixa claro que o problema  fora causado pela radiação da queda de satélites que trouxe os mortos de volta a vida.
Contando a história de um pequeno grupo de sobreviventes, a película é angustiante mostrando o confinamento dos personagens em uma pequena casa procurando fugir dos mortos vivos. Cenário este que Romero chupou do brilhante livro Eu Sou  a Lenda que posteriormente fora bem mal adaptado no cinema.

As filmagens aconteceram entre junho e dezembro de 1967, e o baixo orçamento fizeram que fosse filmado em preto e branco o que dá um verdadeiro charme ao filme além  de  torna-lo ainda mais sombrio.


O filme gerou algumas sequências. Umas boas outras nem tanto, porém como já dissemos Romeiro através desse filme definiu ou redefiniu a figura do zumbi não só no cinema mas na cultura pop em si  além de ter sido o primeiro filme a tratar do tema Apocalipse Zumbi. Se você curte a Hq The Walking Dead de Robert Kirkiman que virou uma das melhores séries da Tv, vai curtir  A NOITE DOS MORTOS VIVOS.
O filme  A VOLTA DOS MORTOS VIVO  é outro filme que quase como uma paródia desse , rende uma homenagem a esse clássico do terror zumbilesco. Se você gosta de filmes de zumbis e ainda não viu esse filme...não perca tempo e procure pelo filme o mais rápido que puder! É  um filme obrigatório com um grande valor cultural e cinematográfico. RECOMENDADÍSSIMO.
Para você não ficar muito tempo procurando...o YouTube tem o filme completo...de uma olhadinha e aproveite!!!


sexta-feira, 18 de abril de 2014

CINEMA NA PÁSCOA!!

Quando se fala em filmes sobre a Páscoa logo nos vem a mente A Paixão de Cristo de Mel Gibson. Mas meus caros nerds, esse não é o único filme sobre esse feriado religioso.
Aqui vai duas dicas de dois ótimos filmes tratando da Páscoa. Tanto do posto de vista judaico quanto cristão.



OS 10 MANDAMENTOS
Dirigido por Cecil B. DeMille, um dos maiores cineastas da história do cinema, a película conta a história do herói hebreu Moisés e toda a sua odisseia pra tentar libertar o povo escolhido da escravidão de faraó no Egito. Filmado em 1965 e logo após concluir o filme O Maior Espetáculo de Terra de 1951, DeMille havia decidido que seu próximo filme seria o maior e mais grandioso filme já feito.O cara era um tipo de James Cameron da época. Mesmo tendo dirigido a versão original de Os Dez Mandamentos em 1923 em preto e branco, não haveria comparação para a extravagância planejada para essa  refilmagem. Mais de 1.200 storyboards foram feitos na pré-produção, o script tinha mais de 300 páginas, algo inédito para a época. Sem falar dos efeitos visuais como a abertura do mar vermelho que inclusive levou o Oscar da categoria. Um excelente filme com mais de três horas de duração e que tenta ao máximo ser fiel a história Bíblica de Moisés, mostrando a saído do povo hebreu do Egito e a comemoração da primeira Páscoa.



BEN-HUR
Filmado em 1959 e estrelado por Charlton Heston (o mesmo que viveu Moisés ), o filme se passa na época em que viveu Jesus Cristo, e conta a vida de um judeu rico  chamado Judah Ben-Hur), que é traído por seu amigo romano  Messala, e se torna um escravo nas galés romanas. Ele luta pela Liberdade e volta para conseguir a vingança contra o ex amigo. No meio de todo esse turbilhão de acontecimentos Ben-Hur deparasse com a figura de Cristo, inclusive presenciando sua crucificação. O filme recebeu 11 estatuetas do Oscar, se tornando o primeiro e maior filme premiado do cinema dividindo o lugar posteriormente com Titanic e O Senhor do Anéis : O Retorno do Rei . O filme foi adaptado do romance de mesmo nome escrito por Lew Wallace, um ateu que decidira escrever um livro para mostrar a fragilidade da fé cristã mas acabou se convertendo enquanto estudava sobre a pessoa de Jesus e como resultado disso nasceu o livro sobre Ben - Hur. Um ótimo filme, com cenas de ação e uma boa reflexão no final. Vale a pena conferir se você é amante de cinema e não conhece esses dois filmes !
Uma feliz Páscoa pra você, que Deus abençoe e até a próxima  !!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

OS MULTIVERSOS DE TARANTINO, JÁ VIU?

Quentin Tarantino com certeza é um dos maiores cineastas de todos os tempos. Inovou no cinema com sua forma de escrever roteiros, dirigir e contar uma boa trama nas telonas. Seus filmes são marcados pela violência, os diálogos rápidos e inteligentes, suas incontáveis referências a cultura pop e as melhores trilhas sonoras.
Seus primeiros roteiros foram Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, este último  dirigido por Oliver Stone.

O primeiro filme que ele roteiriza e dirige é Cães de Aluguel, tratando de um roubo mal sucedido de diamantes feita por um bando de bandidos que possuem nome de cores. O filme possui diálogos memoráveis e tem uma famosa cena onde um policial perde a orelha. Mais Tarantino do que isso impossível.
O segundo filme foi Pulp Fiction:Tempo de Violência, que fora concebido em Amsterdã, cidade escolhida pelo cineasta para escrever o roteiro.O filme ganhou a palma de ouro em Cannes e revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que  filmes assim também podem ser extremamente  rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro bem  complexo mas com uma trama simples, inovador, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas  características se tornaram a marca do cineasta desde então.


 Depois Tarantino dirige   Jackie Brown  e posteriormente Kill Bill volume 1 e 2, homenageando o cinema oriental mesclando com faroeste espaguete e tratando da temática vingança.
Recentemente dirigiu Bastardos Inglorius, passado na segunda guerra mundial e Djando Livre, um dos melhores faroestes do cinema. Tarantino também atuou (e roterisou) no filme de terror trash sobre vampiros astecas e bandidos sádicos, Um Drink no Inferno ao lado de George Clooney na década de 90.

Todo bom amante de cinema  curte  a obra de Quentin Tarantino. Seja como diretor, produtor e claro roteirista. Entretanto o próprio Tarantino tem admitido que todos os seus filmes estão conectados, e que alguns deles fazem parte de uma única história. Esse é o Multiverso de Tarantino o que torna seus filmes ainda mais legais.



O cineasta inclui as ligações mesmo se tratando de épocas diferentes e assim criou dois universos distintos.
Um dos universos é conhecido como " "mais real do que real", onde a realidade é bem parecida como a nossa. Encaixamos aqui os filmes realistas como  Cães de Aluguel, Pulp Fiction  e Jackie Brown. O outro seria o universo chamado "MOVIE MOVIE" que já passaria bem longe da realidade sendo assim um universo fantástico. Aqui os filmes Um Drink no Inferno, a saga Kill Bill e Planeta Terror dirigido por Rodriguez e roteirizado por Tarantino, fazem parte de tal universo. Em tese os dois universos não se misturam, mas o xerife Earl Mcgraw aparece em vários filmes do universo fantástico e em um filme do universo real qual seria no filme `À Prova de Morte de 2007 e roteirizado por Tarantino.
Então...será que na verdade existe somente um universo da obra de Tarantino e não dois ???

Enfim pessoal, recomendamos toda a cinegrafia  deste grande cineasta, com filmes que revolucionaram todo o cinema de uma forma geral, desde o roteiro a direção e produção...e aguardamos ansiosos qual será o próximo filme de Tarantino que nos levará as telonas para continuarmos com essa teoria doida dos multiversos do diretor.

Em 2006 um curta-metragem brasileiro de 15 minutos chamado Tarantino's Mind estrelado por Seu Jorge e Selton Mello fala sobre as ligações de todos os filmes de Tarantino. Imperdível. Vale a pena conferir !!!



2001:UMA LEITURA IMPERDÍVEL !!!!!!

Meus caros amigos leitores de ficção científica. Ao ir até a livraria me deparo com algo fantasticamente imperdível. 2001: Uma Odisseia no Espaço , livro de Arthur C.Clarke, lançado ou relançado pela editora Aleph no Brasil em uma edição de luxo perfeita.




2001 foi um filme dirigido por Kubrick que também escreveu o roteiro junto com Arthur C.Clarke que posteriormente expandiu a história e a transformou em livro.
Esse impressionante obra  que definiu a ficção científica no cinema fora na verdade baseada em dois contos de Clarke. A Sentinela e Encontro no Alvorecer, que trata da primeira parte do filme demonstrando a evolução do homem. O interessante é que 2001 Uma Odisseia no Espaço primeiro virou filme, para depois virar livro.

Na década de 80 Clarke escreveu uma continuação que se transformou em uma série de livros, terminando com o título 3001 A Odisseia Final onde vemos o desfecho da relação da humanidade com os misteriosos monólitos. Existe rumores de que  as continuações de 2001 poderiam ser filmadas para o cinema também.

O filme é imperdível. Kubrick assim que filmou Dr.Fantástico queria um bom enredo de ficção científica e teve contato com o conto A Sentinela de Clark e decidiu então, junto com o escritor roteirizar o filme que também virou livro.
Kubrick não queria dar um final explicadinho a trama de 2001. Ele queria que a plateia realmente ficasse um pouco confusa nas cenas finais. Contudo, Clark deu algumas explicações no livro ajudando o espectador a compreender melhor a conclusão de 2001.

O livro precisa estar na estante de todo e qualquer amante de ficção científica, e essa edição da Aleph realmente é perfeita, trazendo o conto original, A Sentinela. Simplesmente IMPERDÍVEL !!!
Se você só conhece o filme, corra e procure pelo livro pois vale muito a pena .


quinta-feira, 3 de abril de 2014

QUADRINHOS POLÊMICOS: THE BOYS



Garth Ennis é irlandês . É um cara que gosta de escrever sobre violência e todo tipo de bizarrice. Ele é o pai de uma das mais famosas Hqs do selo Vertigo que é Preacher e é o pai também de THE BOYS, uma das Hqs mais ousadas e geniais até então e que segundo algumas fontes está para  encerrar suas publicações aqui no Brasil.

A trama se passa em um mundo onde os super heróis são uma realidade, porém muitas vezes cometem certos excessos e em vez de salvarem as pessoas acabam é colocando muitas vidas em risco. Sem falar que vários heróis acabam se enchendo de soberba  e uns enlouquecem de vez.
Pra deter essa cambada de heróis arruaceiros surge um grupo de agentes da CIA especial chamado THE BOYS, os rapazes ( um deles é mulher). Aí surge um série de histórias com humor negro e muita violência.

The Boys é Watchman levado ao extremo, o oposto total do que se define por politicamente correto. Para se ter noção The Boys começou inicialmente sendo publicado pela DC... mas após o 1º arco a DC se recusou a continuar publicando a série devido à alguns excessos que Ennis queria por que queria publicar.
A sátira a vários super heróis que conhecemos é descarada sem falar nas críticas aos mesmos.  Garth Ennis é essa mistura de Scorsese e Las VonTrie.

Assim se você quer se divertir e não quer levar quadrinhos tão a sério e tem mente aberta....THE BOYS é uma boa pedida.
Atualmente e Devir editora tem lançado alguns encadernados da série nas livrarias do país. Aproveite !



sábado, 22 de março de 2014

O LEGADO DA TRILOGIA FUNDAÇÃO !



Bem pessoal, hoje quero falar  da maior obra de ficção científica já escrita no mundo....ééé , não é pouca coisa não. Falo hoje sobre a TRILOGIA FUNDAÇÃO, obra do mestre da ficção científica, criador das 3 leis da robótica Isaac Asimov !


Paul Krugman, vencedor do premio Nobel de economia  afirmou:
“Há uma série muito antiga de Isaac Asimov – os romances da Fundação – na qual os cientistas sociais entendem a verdadeira dinâmica da civilização e a salvam. Isso é o que eu queria ser. E isso não existe, mas a economia é o mais próximo que se pode chegar. Então, como eu era um adolescente, embarquei nessa.”
 Por essa declaração temos uma base da profundidade e do legado dessa obra.
O enrredo se concentra em um período em que as origens da humanidade  já foi esquecida  no tempo e  toda a galáxia já está ocupada pela humanidade que  já é a previsão de muitos cientistas hoje visando um meio de sobrevivência da raça humana em um futuro não tão distante. Assim nesta época, centanas e milhares de anos no futuro,  o psico-historiador Hari Seldon consegue prever a partir de cálculos matemáticos extremos o fim do império galáctico humano e a entrada da humanidade em um período de barbárie e caos  que durará 30.000 mil anos. Desta forma para amenizar os efeitos dessa crise o cientista propõe a criação de uma Fundação, que reunirá e armazenará todo o conhecimento adquirido pela humanidade. Até que surge no segundo livro uma figura intrigante, que põe em risco toda a previsão de Hari Seldon.


Asimov ao escrever em forma de uma saga científica e a procura da sabedoria, o primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda  desse império galático que nâo é nada além do mundo em que ele viveu, segundo a maioria dos críticos de sua obra, ou mesmo conforme alguns a história da queda do próprio império romano.
As histórias sobre a fundação era originalmente uma série de oito pequenas histórias publicadas na Astounding Magazine entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950. Desta forma as histórias  foram reunidas, junto a uma outra história , em um volume único publicado pela Gnome Press nos Estados Unidos em 1951 como Fundação. O resto das histórias foram publicadas em pares pela Gnome como Fundação e Império (1952) e Segunda Fundação (1953), resultando na "Trilogia da Fundação", como a série ficou conhecida por décadas.
 Em 1986 Asimov deu continuidade a trilogia, escrevendo Fundação e Terra e mais três livros que viriam a seguir incluindo um prelúdio ao primeiro. Mas durante um bom tempo era a trilogia que ficara conhecida mundialmente influenciando autores de fantasia e ficção científica.
A trilogia Fundação recebeu um premio Hugo ( que é tipo um oscar da literatura de ficção científica) especial como a melhor obra do gênero de todos os tempos.
No Brasil a trilogia e os demais livros são publicados pela editora Aleph, é é uma obra obrigatória pra todos os nerds. Até mesmo Douglas Adams o escritor do guia do mochileiro das galáxias foi influenciado pela obra quando escreveu sua clássica "trilogia " de cinco livros.
Tive a oportunidade de ler os 3 primeiros livros, é realmente  são fantásticos, um enredo de primeira linha que te prende até o final e faz pensar no futuro, em como a humanidade pode lidar com um possível colapso  em vista. Vale a pena cada página !!!!