Seus primeiros roteiros foram Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, este último dirigido por Oliver Stone.
O primeiro filme que ele roteiriza e dirige é Cães de Aluguel, tratando de um roubo mal sucedido de diamantes feita por um bando de bandidos que possuem nome de cores. O filme possui diálogos memoráveis e tem uma famosa cena onde um policial perde a orelha. Mais Tarantino do que isso impossível.
O segundo filme foi Pulp Fiction:Tempo de Violência, que fora concebido em Amsterdã, cidade escolhida pelo cineasta para escrever o roteiro.O filme ganhou a palma de ouro em Cannes e revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que filmes assim também podem ser extremamente rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro bem complexo mas com uma trama simples, inovador, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas características se tornaram a marca do cineasta desde então.
Depois Tarantino dirige Jackie Brown e posteriormente Kill Bill volume 1 e 2, homenageando o cinema oriental mesclando com faroeste espaguete e tratando da temática vingança.
Recentemente dirigiu Bastardos Inglorius, passado na segunda guerra mundial e Djando Livre, um dos melhores faroestes do cinema. Tarantino também atuou (e roterisou) no filme de terror trash sobre vampiros astecas e bandidos sádicos, Um Drink no Inferno ao lado de George Clooney na década de 90.
Todo bom amante de cinema curte a obra de Quentin Tarantino. Seja como diretor, produtor e claro roteirista. Entretanto o próprio Tarantino tem admitido que todos os seus filmes estão conectados, e que alguns deles fazem parte de uma única história. Esse é o Multiverso de Tarantino o que torna seus filmes ainda mais legais.
O cineasta inclui as ligações mesmo se tratando de épocas diferentes e assim criou dois universos distintos.
Um dos universos é conhecido como " "mais real do que real", onde a realidade é bem parecida como a nossa. Encaixamos aqui os filmes realistas como Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Jackie Brown. O outro seria o universo chamado "MOVIE MOVIE" que já passaria bem longe da realidade sendo assim um universo fantástico. Aqui os filmes Um Drink no Inferno, a saga Kill Bill e Planeta Terror dirigido por Rodriguez e roteirizado por Tarantino, fazem parte de tal universo. Em tese os dois universos não se misturam, mas o xerife Earl Mcgraw aparece em vários filmes do universo fantástico e em um filme do universo real qual seria no filme `À Prova de Morte de 2007 e roteirizado por Tarantino.
Então...será que na verdade existe somente um universo da obra de Tarantino e não dois ???
Enfim pessoal, recomendamos toda a cinegrafia deste grande cineasta, com filmes que revolucionaram todo o cinema de uma forma geral, desde o roteiro a direção e produção...e aguardamos ansiosos qual será o próximo filme de Tarantino que nos levará as telonas para continuarmos com essa teoria doida dos multiversos do diretor.
Em 2006 um curta-metragem brasileiro de 15 minutos chamado Tarantino's Mind estrelado por Seu Jorge e Selton Mello fala sobre as ligações de todos os filmes de Tarantino. Imperdível. Vale a pena conferir !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário