sexta-feira, 18 de abril de 2014

CINEMA NA PÁSCOA!!

Quando se fala em filmes sobre a Páscoa logo nos vem a mente A Paixão de Cristo de Mel Gibson. Mas meus caros nerds, esse não é o único filme sobre esse feriado religioso.
Aqui vai duas dicas de dois ótimos filmes tratando da Páscoa. Tanto do posto de vista judaico quanto cristão.



OS 10 MANDAMENTOS
Dirigido por Cecil B. DeMille, um dos maiores cineastas da história do cinema, a película conta a história do herói hebreu Moisés e toda a sua odisseia pra tentar libertar o povo escolhido da escravidão de faraó no Egito. Filmado em 1965 e logo após concluir o filme O Maior Espetáculo de Terra de 1951, DeMille havia decidido que seu próximo filme seria o maior e mais grandioso filme já feito.O cara era um tipo de James Cameron da época. Mesmo tendo dirigido a versão original de Os Dez Mandamentos em 1923 em preto e branco, não haveria comparação para a extravagância planejada para essa  refilmagem. Mais de 1.200 storyboards foram feitos na pré-produção, o script tinha mais de 300 páginas, algo inédito para a época. Sem falar dos efeitos visuais como a abertura do mar vermelho que inclusive levou o Oscar da categoria. Um excelente filme com mais de três horas de duração e que tenta ao máximo ser fiel a história Bíblica de Moisés, mostrando a saído do povo hebreu do Egito e a comemoração da primeira Páscoa.



BEN-HUR
Filmado em 1959 e estrelado por Charlton Heston (o mesmo que viveu Moisés ), o filme se passa na época em que viveu Jesus Cristo, e conta a vida de um judeu rico  chamado Judah Ben-Hur), que é traído por seu amigo romano  Messala, e se torna um escravo nas galés romanas. Ele luta pela Liberdade e volta para conseguir a vingança contra o ex amigo. No meio de todo esse turbilhão de acontecimentos Ben-Hur deparasse com a figura de Cristo, inclusive presenciando sua crucificação. O filme recebeu 11 estatuetas do Oscar, se tornando o primeiro e maior filme premiado do cinema dividindo o lugar posteriormente com Titanic e O Senhor do Anéis : O Retorno do Rei . O filme foi adaptado do romance de mesmo nome escrito por Lew Wallace, um ateu que decidira escrever um livro para mostrar a fragilidade da fé cristã mas acabou se convertendo enquanto estudava sobre a pessoa de Jesus e como resultado disso nasceu o livro sobre Ben - Hur. Um ótimo filme, com cenas de ação e uma boa reflexão no final. Vale a pena conferir se você é amante de cinema e não conhece esses dois filmes !
Uma feliz Páscoa pra você, que Deus abençoe e até a próxima  !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário