quinta-feira, 1 de maio de 2014

O LEGADO DE A NOITE DOS MORTOS VIVOS







Você gosta de filmes, séries, quadrinhos e qualquer coisa sobre Zumbis ??? Agradeça a George Romero. Ele roteirizou e dirigiu o maior clássico sobre zumbis já feito . A NOITE DOS MORTOS VIVOS !

Romero não criou a figura do zumbi e nem dirigiu o primeiro filme do gênero. Contudo Romero reinventou a mitologia em torno desse monstro dando base para praticamente todos os filmes sobre zumbis que viriam posteriormente.
Com um orçamento de 114.000 dólares, Romeiro fez um filme que além dos sustos, teve um grande impacto sobre a cultura norte americana no fim dos anos 60, por fazer várias críticas a sociedade desta época, sem falar que o protagonista da trama era um negro,  que sofria com o racismo e o preconceito na América . Ter um herói assim era algo completamente inédito.

O filme abre mão da explicação ocultista e sobrenatural da figura do zumbi e passa a dar uma explicação com um fundo científico. Romeiro deixa claro que o problema  fora causado pela radiação da queda de satélites que trouxe os mortos de volta a vida.
Contando a história de um pequeno grupo de sobreviventes, a película é angustiante mostrando o confinamento dos personagens em uma pequena casa procurando fugir dos mortos vivos. Cenário este que Romero chupou do brilhante livro Eu Sou  a Lenda que posteriormente fora bem mal adaptado no cinema.

As filmagens aconteceram entre junho e dezembro de 1967, e o baixo orçamento fizeram que fosse filmado em preto e branco o que dá um verdadeiro charme ao filme além  de  torna-lo ainda mais sombrio.


O filme gerou algumas sequências. Umas boas outras nem tanto, porém como já dissemos Romeiro através desse filme definiu ou redefiniu a figura do zumbi não só no cinema mas na cultura pop em si  além de ter sido o primeiro filme a tratar do tema Apocalipse Zumbi. Se você curte a Hq The Walking Dead de Robert Kirkiman que virou uma das melhores séries da Tv, vai curtir  A NOITE DOS MORTOS VIVOS.
O filme  A VOLTA DOS MORTOS VIVO  é outro filme que quase como uma paródia desse , rende uma homenagem a esse clássico do terror zumbilesco. Se você gosta de filmes de zumbis e ainda não viu esse filme...não perca tempo e procure pelo filme o mais rápido que puder! É  um filme obrigatório com um grande valor cultural e cinematográfico. RECOMENDADÍSSIMO.
Para você não ficar muito tempo procurando...o YouTube tem o filme completo...de uma olhadinha e aproveite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário