sexta-feira, 9 de maio de 2014

A LUZ É PARA TODOS

Depois de tantas polêmicas nos últimos dias sobre racismo, preconceito , bananas e oportunismos é claro, que tal um filme para debater bem a questão do preconceito e do racismo ?

A LUZ É PARA TODOS

Filme clássico da Century Fox estrelado por Gregory Peck lançado no ano de 1947, foi a maior bilheteria da Fox deste ano. O filme fala sobre O jornalista Philip Schuyler Green que fora convidado para escrever uma matéria sobre antissemitismo na sociedade atual e para poder escrever tal matéria de forma realista decide se passar por um judeu e sentir na pele todo o preconceito.

O filme é extremamente atual na sua abordagem sobre o preconceito racial.Quando o filme começou a ser produzido os chefes de vários estúdios de cinema da época,que eram  em sua maioria judeus, entraram em contato com os estúdios da  Fox pedindo para que o filme não fosse realizado com medo de que o tema Ffosse tratado de forma banal ou mesmo temendo algum tipo de represália. Foi o vencedor do Oscar de melhor filme de 1948 e deu a Elia Kazan o seu primeiro Oscar de melhor diretor.

O diretor quis demonstrar principalmente  a omissão da sociedade sobre o terror do preconceito. Mostrando a realidade dos judeus depois da segunda guerra, o filme tem o escopo de trazer reflexão, e apesar de ter o romance como um ponto fraco e até meio cansativo do filme, ele  consegue magistralmente ser um ótimo drama pós guerra. Em tempos onde o debate do racismo tem sido levantado em todos os setores da sociedade e principalmente dentro dos esportes, A LUZ É PARA TODOS traz uma boa trama e acrescenta e muito nas discussões sobre igualdade!
Vale a pena conferir e aproveitar esse grande clássico do cinema. É em preto e branco, mas quem não resiste ver um filme em preto e branco :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário