sábado, 22 de março de 2014

O LEGADO DA TRILOGIA FUNDAÇÃO !



Bem pessoal, hoje quero falar  da maior obra de ficção científica já escrita no mundo....ééé , não é pouca coisa não. Falo hoje sobre a TRILOGIA FUNDAÇÃO, obra do mestre da ficção científica, criador das 3 leis da robótica Isaac Asimov !


Paul Krugman, vencedor do premio Nobel de economia  afirmou:
“Há uma série muito antiga de Isaac Asimov – os romances da Fundação – na qual os cientistas sociais entendem a verdadeira dinâmica da civilização e a salvam. Isso é o que eu queria ser. E isso não existe, mas a economia é o mais próximo que se pode chegar. Então, como eu era um adolescente, embarquei nessa.”
 Por essa declaração temos uma base da profundidade e do legado dessa obra.
O enrredo se concentra em um período em que as origens da humanidade  já foi esquecida  no tempo e  toda a galáxia já está ocupada pela humanidade que  já é a previsão de muitos cientistas hoje visando um meio de sobrevivência da raça humana em um futuro não tão distante. Assim nesta época, centanas e milhares de anos no futuro,  o psico-historiador Hari Seldon consegue prever a partir de cálculos matemáticos extremos o fim do império galáctico humano e a entrada da humanidade em um período de barbárie e caos  que durará 30.000 mil anos. Desta forma para amenizar os efeitos dessa crise o cientista propõe a criação de uma Fundação, que reunirá e armazenará todo o conhecimento adquirido pela humanidade. Até que surge no segundo livro uma figura intrigante, que põe em risco toda a previsão de Hari Seldon.


Asimov ao escrever em forma de uma saga científica e a procura da sabedoria, o primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda  desse império galático que nâo é nada além do mundo em que ele viveu, segundo a maioria dos críticos de sua obra, ou mesmo conforme alguns a história da queda do próprio império romano.
As histórias sobre a fundação era originalmente uma série de oito pequenas histórias publicadas na Astounding Magazine entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950. Desta forma as histórias  foram reunidas, junto a uma outra história , em um volume único publicado pela Gnome Press nos Estados Unidos em 1951 como Fundação. O resto das histórias foram publicadas em pares pela Gnome como Fundação e Império (1952) e Segunda Fundação (1953), resultando na "Trilogia da Fundação", como a série ficou conhecida por décadas.
 Em 1986 Asimov deu continuidade a trilogia, escrevendo Fundação e Terra e mais três livros que viriam a seguir incluindo um prelúdio ao primeiro. Mas durante um bom tempo era a trilogia que ficara conhecida mundialmente influenciando autores de fantasia e ficção científica.
A trilogia Fundação recebeu um premio Hugo ( que é tipo um oscar da literatura de ficção científica) especial como a melhor obra do gênero de todos os tempos.
No Brasil a trilogia e os demais livros são publicados pela editora Aleph, é é uma obra obrigatória pra todos os nerds. Até mesmo Douglas Adams o escritor do guia do mochileiro das galáxias foi influenciado pela obra quando escreveu sua clássica "trilogia " de cinco livros.
Tive a oportunidade de ler os 3 primeiros livros, é realmente  são fantásticos, um enredo de primeira linha que te prende até o final e faz pensar no futuro, em como a humanidade pode lidar com um possível colapso  em vista. Vale a pena cada página !!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário