domingo, 15 de junho de 2014

E AÍ, CONHECE A DEEP WEEB ?

Fala galera, e aí, vocês ja tiveram curiosidade de navegar mais profundamente na internet?
Vocês conhecem a Deep Weeb?
Deep Weeb é o conjunto de conteúdos da internet não acessível diretamente por sites de busca como o google por exemplo. A ilustração comum é a de um oceano ou mesmo de um Iceberg. Só o que está no topo, ou na ponta do Iceberg, ou mesmo na superfície é que pode ser encontrado mais facilmente. Assim,  documentos confidenciais, fóruns de debates de determinados grupos e vários sites estão lá no fundo desse imenso oceano chamado internet, e como lá não existe a mesma vigilância que se encontra na superfície, acaba virando uma terra de ninguém. 


Essa enorme área secreta (500 vezes maior que a web comum!) que fica lá no fundo, virou uma terra sem lei, repleta de atividades ilegais pavorosas. De venda de drogas a pornografia infantil. Mas pode-se também achar algumas coisas boas como um conteúdo imenso de livros, e alguns até raros para se baixar. Grupos como o WikiLeaks que trava uma luta pela privacidade e pela liberdade surgiu na Deep Weeb.
Uma das formas mais comuns de se navegar em parte da Deep Web é a feita pelo navegador conhecido como Tor (isso mesmo,o deus do trovão), que dificulta a embaralha a identificação dos computadores ao acessarem determinado conteúdo tornando o navegador em alguém anônimo. O site foi criado pela Marinha dos Estados Unidos em 1996 e é mantido, atualmente, por voluntários pelo mundo. Desta forma por não ser encontrada em buscadores, a Deep Web traz diferentes conteúdos como livros raros que já mencionamos, além de  artigos científicos  e fóruns de discussões específicas sobre os mais possíveis assuntos como também já falamos. Mas também pode ter computadores com propagandas para venda ilegal de drogas, textos preconceituosos e crimes diversos como sites de matadores de aluguéis à sites de canibalismo humano.





No vídeo abaixo, do programa Olhar Digital, se vê uma boa explicação sobre a Deep Weeb. Se você for navegar lá, cuidado. Aproveite o que é bom e fuja do que é ruim !




Nenhum comentário:

Postar um comentário