segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VILÕES NERD: CORINGA

"Por que você está tão sério? precisamos colocar um sorrisinho nesse seu lindo rosto."

Iniciando a sessão de vilões vamos falar sobre o palhaço do crime, o Coringa.
Sem dúvida o maior vilão das historinhas do Batman, o Coringa já fez o homem morcego passar por poucas e boas. O cara já matou um Robin, (ou supostamente matou) aleijou a Batgirl, e sempre contou piadinhas sem nexo e inventou o gaz do rizo, roubou as cenas no filme do homem morcego e por aí vai...
A origem do Coringa é algo incerto e complexo de se afirmar. Alan Moore, um dos gênios dos quadrinhos na épica revistinha, A piada mortal, tenta explicar uma provável  origem do vilão, fazendo um paralelo com a história principal. Ele afirma que o Coringa era um humorista falido, pai de família e que depois de um dia ruim enlouqueceu se se transformou em um psicopata enfurecido ( um adendo é necessário, ninguém se torna psicopata, o psicopata nasce psicopata, assim o coringa somente enlouqueceu nessa versão de sua origem). A piada mortal trata justamente dessa questão que quando vivemos um dia ruim, ou dias ruins, nossos valores morais caem, desaparecem, e aí piramos, agimos como loucos enraivecidos e isso foi abordado de uma forma bem especial no segundo filme do Nolan do Batman quando Harvey Dent  se transforma no Duas Caras. Assim Moore tenta explicar a origem do vilão usando essa argumentação de que ele não nascera ruim, mas se tornara ruim ( não vou falar tanto para não dar spoilers). Eu particularmente sigo o pensamento do diretor Christopher Nolan, o Coringa possui sim uma origem mas ela é desconhecida para nós e assim deve permanecer para cultivar o lado misterioso do personagem. Não que eu queira desmerecer a história de Alan Moore.




Na história Morte em Família, o palhaço do crime mata o 2° Robim,  Jason Todd ( sendo que na verdade os leitores de Batman decidiram em uma votação pela morte do 2° menino prodígio na época) deixando o Batman extremamente abalado e ainda se torna um diplomata ou um cônsul de um país árabe deixando  o homem morcego puto da vida e com um ódio mortal. Inclusive nessa revistinha dá-se a entender que o vilão morre, pois ele desaparece na água, mas não morre não, ele retorna e continua com seus crimes em Gotham.



O personagem Coringa foi criado pelos mesmos do Batman, Bob Kane e Bill Finger  e já foi retratado como homossexual por Grant Morrinson na grafic novel Asilo Arkhan. No cinema Nolan realmente fez o filme com o melhor Coringa, Heath Leadger  deu um show de interpretação e ganhou um oscar póstumo pela atuação.
A grande questão é......o que faz do coringa um vilão tão atrativo?
Bom creio que não é tão difícil responder a essa questão. Creio que o Coringa na verdade quer lá no fundo brincar com sua loucura, quer se divertir com sua insanidade roubando a sanidade dos outros é claro. Ele quer anarquizar o mundo e seu brincado predileto numero 1, ou sua ferramente n° 1 é o próprio Batman. O Coringa não quer matar o homem morcego, ele mata quem está ao redor dele, porque ele se diverte com ele. Sem o Batman o Coringa não seria o mesmo, não faria as mesmas coisas pois é o Batman na verdade que estimula o palhaço do crime a ser o que ele é, claro que de forma involuntária.O Coringa já demonstrou isso na revista Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, ele só volta a ativa quando ele descobre que o Batman depois de muitos anos havia voltado a atuar em Ghotam, ou seja, o Batman era é é a fonte de sua existência e a vida sem ele seria chata, lúcida e normal, pois é isso que transparece  nessa história do Cavaleiro das Trevas. Assim se pode concluir que enquanto existir Batman, vai também existir o Coringa.




Vale apena conferir alguns quadrinhos clássicos do Batman que tratam do embate entre esse vilão e o homem morcego para realmente compreender o quão sobrio esse personagem é,  assim como o próprio Batman é.
Em breve uma resenha completa sobre a trilogia dos filmes do Nolan sobre o Batman.
Aquele abraço!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário