Logo a série de quadrinhos se transformou em desenho animado e que foi exibida no Brasil pela tv cultura e também pelo canal pago Cartoon Network e se mostrou bastante fiel às historinhas originais. Assisti a quase todos os desenhos, creio eu, e posteriormente li alguns quadrinhos.
Ao longo do tempo As Aventuras de Tintim foi alvo de algumas críticas, entre elas a misoginia, o chamado ódio e desprezo ao sexo feminino por aparecer pouquíssimos personagens femininos nas historinhas, ( eu particularmente só me lembro da Sra Castafiore) além de ser acusado de preconceito, racismo e até fascismo.
Hérge teve ligações com o partido nazista belga e muitos historiadores afirmam categoricamente que é plenamente possível encontrar em sua obra o antissemitismo, o neocolonialismo e o racismo. Na historinha, Tintim no Congo afirma-se ser possível encontrar boas doses de racismo ali.
Minha opinião é que o personagem Tintim, o jovem repórter e seus amigos não possuíam essa índole, pois Tintim era um rapaz que queria fazer o bem, estava atras de aventuras, queria curtir a sua vida, prender os bandidos, só isso, agora se Hérge era simpatizante do nazismo e tina essa série de preconceitos eu não sei dizer, pode até ter tido sim, mas eu não consigo ver isso no seu personagem que é uma pessoa com bons ideais.
Enfim, Tintim faz parte da cultura ocidental, e suas aventuras são fantásticas.Vale a pena conferir.
Segue aí alguns videos da série de desenhos e do trailer do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário