Quem diria que um repórter policial iria criar a turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros. Quem nunca leu essas historinhas?? Mauricio de Sousa baseou a criação de vários personagens em seus próprios filhos como por exemplo a própria Mônica. Vamos ver algumas curiosidades de alguns personagens:
Bidu foi o 1° personagem criado pelo Maurício, e apareceu em 1959 e ganhou uma turma inteira de cachorros como ele incluindo Bugu que apareceu em 1987 e é um dos poucos personagens não criados por Maurício de Souza.
O astronauta apareceu pela 1° vez em 1970 e se tronou um herói espacial que trabalha para uma agência do governo chamada BRASA (Brasileiros Astronautas).
Piteco apareceu em 1964 e foi ele quem achou o Horácio, um dinossaurinho muito simpático. Piteco sempre se mete em confusão e aventuras, além de sempre ser o alvo romântico de Thuga que quer sempre casar-se com ele. Seu nome verdadeiro é Pithecanthropus Erectus da Silva.
O penadinho apareceu em 1970 e os coloristas do estúdio do Maurício de Sousa só podem usar 67 tons de cores para dar vida a este personagem e à sua turma, Usando assim cores um pouco mais sombrias como o roxo e o azul escuro.
Horácio apareceu em 1960 e até hoje é o único personagem da turma a ser desenhado e roteirizado pelo próprio Maurício.
O personagem Chico Bento foi inspirado em um tio avô do Maurício que morava no interior de São Paulo e o desenhista houvia diversas histórias do mesmo e assim decidiu criar o personagem , bem como a turma da roça.
Finalmente a turma da Mônica.
No início, Maurício de Sousa foi assim como Hegé, o criador do Tintim, chamado de misógino por ter criado de início somente personagens masculinos. Assim decidiu, foi pra casa e começou a observar suas filhas. Uma com um coelhinho de pelúcia, outra comendo uma melância e aí pronto, nasceram Mônica e Magali e o sucesso é confirmado até hoje.
Maurício agora numa nova empreitada lançou a turma da Mônica Jovem no estilo mangá e parece ter dado certo, Aqui fazemos nossa homenagem a este grande cartunista e a toda sua criação...Parabéns Maurício!
Nenhum comentário:
Postar um comentário