domingo, 2 de setembro de 2012

PERSÉPOLIS


Assim como Teerã atual capital do Irã um dia se chamou Persépolis, um dia histórias em quadrinhos foram feitas só para crianças.
Marjane Satrapi viveu numa época tumultuada no Irã. Ela presenciou a revolução dos aiatolás e o surgimento de um governo extremamente intolerante em seu país tomar o poder (poder que dura até hoje). Viu pessoas da família desaparecer como seu tio, e pessoas perderem tudo. Assim surgiu uma das maiores Grafic Novels da atualidade, uma história em quadrinhos autobiográfica contada por essa mulher de uma forma única e sim, é uma história para adultos no sentido de abordar temas como  morte,  perda, cultura islâmica e etc...
As ilustrações são super bem feias e a narrativa consegue realmente prender o leitor. Na medida que se vai lendo, acompanha-se o amadurecimento da autora que desde cedo já expressava seus ideais políticos e não temia nenhuma represália, contudo seus pais sabendo de seu espirito inquieto lhe mandam para a Europa.
É uma ótima  leitura, mas se você não quiser ler pode ver o filme que saiu e foi produzido na França e ficou muito bom também.
Vale a pena conferir!















Nenhum comentário:

Postar um comentário