segunda-feira, 3 de setembro de 2012

NERD RESENHA: O HOBBT

                                                        J.R.R.TOLKIEN


Esse sem dúvida foi o CARA. Todos conhecem O Senhor dos Anéis, seja pelos filmes ou pelos livros e todos também conhecem O Hobbit, ou pelo menos deveriam conhecer. Esse escritor, ex soldado da 1° guerra mundial, cristão, professor universitário revolucionou a literatura infanto juvenil ao publicar esses livros que trazem toda a mitologia da terra média e assim inspirou gerações e gerações de leitores, artistas, cineastas, escritores e assim por diante. Hoje quero falar sobre sua segunda melhor obra, O Hobbt (considero o silmarilion seu melhor trabalho e em breve falo sobre ele).

"Numa toca no chão vivia um Hobbt"
Com essa frase surge uma das maiores histórias de aventuras da literatura inglesa. Atenção que pode haver aqui algum spoiler, mas vou me segurar.
Bilbo Bolseiro é um Hoobt, um ser baixinho e de pés grandes e estranhos que vive em sua casa no condado. Em um fatídico dia, um mago chamado GANDALF o cinzento, aparece em sua casa convidando-lhe para uma aventura, uma viagem, Bilbo de início parece tentar recusar contudo é forçado a aceitar a viagem depois que  12 anões aparecem na sua casa, jantam , cantam e falam sobre um tesouro perdido, roubado por um terrível dragão chamado Smaug, e os anões reivindicam o tesouro para si . Bilbo assim parte na viagem e se torna um excepcional ladrão, além de creio eu, ter descoberto algo em si mesmo que lhe trouxe uma certa satisfação de ter partido na jornada.
O tempo todo, os anões são alvo dos mais variados obstáculo. Sejam trols, ou orcs, ou aranhas gigantes, eles enfrentam de tudo e é claro, Bilbo acaba achando um certo anel misterioso junto com um ser misterioso que atende pelo nome de Golum, ou se preferirem SMEAGOL.
A melhor parte do livro pra mim é a famosa batalha dos cinco exércitos que uniu anões, homens e elfos contra os orcs pela posse do tesouro após a morte do dragão, mas não vou dar muitos detalhes não, é bom pegar o livro e ler, afirmo  que vocês não vão se arrepender pois é um livro formidável !
 Ver a partida do Bilbo, um hobbt medroso, acomodado, que parecia não fazer acréscimo nenhum na jornada e ver seu retorno como um aventureiro não tem preço. Isso faz agente refletir um pouco, sobre como somos transformados diante das adversidades, como devemos ter coragem para enfrentarmos o que vier e não desistir. Tolkien soube passar muito bem essa lição.



Esse foi o primeiro livro publicado de Tolkien e foi um sucesso de vendas na época, vendendo cerca de 100 mil cópias . Sinceramente acho ele melhor que a saga do anel ( não que eu não goste de Senhor dos Anéis), por ser um livro menor e de leitura mais rápida, por ser inclusive prelúdio do Senhor dos Anéis  e por ter personagens extremamente simpáticos. Tolkien queria ter publicado O Silmarilion depois do Hobbt , porem seu editor disse que os leitores queriam saber mais sobre essas criaturas da terra-média, assim não ouve outra saída a não ser contar-nos  a saga de Frodo e seu anel.
No fim do ano sai o filme dirigido por Peter Jackson da trilogia do anel,.Filme esse que será dividido em três partes. Corra e procure ler o livro antes para poder compreender melhor a história.
fica a dica heim...
aquele abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário