quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O LEGADO DE V FOR VENDETA



Com certeza Guy Fawkes não esperava que seu rosto ficasse tão conhecido em todo mundo.
Guy Fawkes participou da chamada conspiração da pólvora e  era o responsável por guardar os barris cheios de pólvora  que seriam utilizados para explodir o Parlamento Britânico em 1605. Contudo o herói ou anti herói foi preso e condenado a morte.
Anos mais tarde um grande e genial escritor de quadrinhos que hoje  em dia tem se tornado uma das pessoas mais rabugentas do mundo, decidiu criar uma história em quadrinho  onde o protagonista usaria uma máscara inspirada no rosto de  Fawkes. Esse escritor se chama Alan Moore.Ele criou o  incrível V DE VINGANÇA.



A história se inicia logo após o fim de uma guerra de proporções mundiais, com os campos de concentração desativados e a população da Inglaterra vivendo debaixo de uma terrível ditadura . Então surge surge um homem chamado V, dotado de princípios anarquistas que veste uma máscara estilizada e inspirada em Fawkes e que possui  uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia um plano para derrubar o Estado ditatorial opressor.
V de Vingança foi publicado originalmente nos anos de 1982 e 1983, ainda  em preto e branco pela editora inglesa  Warrior, porem não estava finalizado. No ano de 1988 , sendo incentivado   pela DC Comics, Allan Moore e David Lloyd que era quem desenhava o quadrinho acabaram por  voltar com a série e a concluíram com uma edição colorida. A série completa foi republicada nos Estados Unidos  pelo selo Vertigo da DC e na Inglaterra pela Titan Books.
A Hq  fora  escrita num momento histórico no qual a Inglaterra estava implementando o sistema do capitalismo neo liberal liderado pela então primeira ministra Margaret Thatcher. O chamado Socialismo Real  começava a se revelar na União Soviética por causa das atrocidades do Stalinismo.
 A crítica sobre política feita pela obra é totalmente baseada por princípios anarquistas, que vê o Estado como um cerceador da liberdade e das garantias individuais . É um verdadeiro manifesto contra a opressão.


Hoje qual seria o impacto de V na nossa cultura? Qual seu legado?
É um impacto enorme. Nas manifestações que sacudiram o país neste ano e creio que irá sacudir ano que vem, vimos pessoas usando a mascara de V. O grupo Anonymous  adotou a mascara como seu símbolo de luta em todas as manifestações que participam. A mascara de V se tornou a marca de todos os protestos recentes no mundo. Todavia, talvez não são todos que conhecem o quadrinho e a profundidade das discussões apresentadas nele. Alguns viram o filme que é uma boa adaptação da Hq.
O real motivo para  se ler V de Vingança, ou mesmo ver o filme não é para se fantasiar conforme o personagem do quadrinho e sair na rua para fazer  baderna, ou mesmo para vencer um concurso de cosplay ...mas sim para formar em nós uma consciência política da coisa, um senso crítico que não nos permitirá  mais ser massa de manobra mas sim um povo pensante que quer realmente mudar as coisas no nosso país. Esse é o legado de V. Conheça esse incrível quadrinho e transforme sua compreensão do mundo em uma arma contra a opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário