domingo, 1 de dezembro de 2013

PARA DOMINGO A NOITE UM FILME CULT

Algumas pessoas se consideram cinéfilas, fanáticas por cinema, amantes de carteirinha da sétima arte.
Mas na verdade só consomem Hollywood e nada mais. Vivem somente de super produções, do cinema blockbuster, do cinema norte americano e etc.. Todavia, um verdadeiro amante de cinema , que compreende que o cinema não é somente um passatempo, mas sim uma arte, que além de trazer entretenimento   traz também  reflexões, críticas a nossa sociedade, informações e uma mensagem que o diretor do filme queira passar. Claro que nem todo filme segue esse linha, mas o cinema como um todo segue.


E a dica de hoje é um filme que além de contar uma boa história traz uma mensagem do seu diretor. KAGEMUSHA A SOMBRA DO SAMURAI  É A DICA DE HOJE.

Akira Kurosawa foi um dos diretores mais cultuados  da história do cinema. Seus filmes foram inspirações de produções Hollywoodianas como por exemplo o grande faroeste Sete Homens e Um Destino foi baseado no grande filme japonês de Kurosawa, Os Sete Samurais.
Quando Akira Kurosawa decidiu filmar Kagemusha ele estava sem dinheiro para a distribuição do filme. Desta forma o filme seria somente distribuído no Japão se não fosse por dois fãs incondicionais do diretor. Os fãs são nada mais a nada menos do que Francis Ford Coppola e George Lucas. Os dois premiados diretores foram os produtores executivos da versão internacional, e o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro em 1980.

Na época do Japão feudal, Shingen, um poderoso Senhor da Guerra, torna-se lendário como o lema: "veloz como o vento, silencioso como a floresta, feroz como o fogo, inalterável como a montanha". Contudo durante uma batalha, Shingen foi  seriamente ferido e  ordena ao clã que use algum sósia para o substituir caso ele venha a  falecer e também  para manter a sua morte em segredo, evitando assim o ataque dos seus rivais. Mas o sósia que arrumam é um ladrão, um bandido  que tem de aprender a transformar-se num grande líder e comandar um exército de 25.000 leais guerreiros Samurai. Essa é a premissa do filme.

 Com essa premissa Kurosawa discute sobre o poder e sua força de transformação e o como ele define o ser humano transformando alguém que era nada em um poderoso líder. O filme é lembrado até hoje como um filme épico sobre as disputas feudais no Japão com grandes cenas de batalha e é claro com a mensagem que ele passa.
Recomendo muito esse filme. Um filme cult, de um grande diretor,  para se ver no fim de semana!
Aproveitem.


Um comentário: