segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O LEGADO DE E O VENTO LEVOU...


"Existia uma terra de cavalheiros e campos de algodão chamada "O Velho Sul". Neste mundo bonito, galanteria era a última palavra. Foi o último lugar que se viu cavalheiros e damas refinadas, senhores e escravos. Procure-a apenas em livros, pois hoje não é mais que um sonho. Uma civilização que o vento levou!"


Ao lado de Casablanca, talvez E O VENTO LEVOU seja um clássico imbatível.
É o filme com maior faturamento da história do cinema, considerando é claro a inflação.Ou se preferir, é o filme mais visto de todos os tempos, sendo visto por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.
O filme  custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos 32 milhões de dólares. Uma verdadeira fortuna para a época.

E o Vento Levou, que fora baseado no livro de Margaret Mitchell, conta a história de Scarlett O'Hara, filha de um imigrante que se tornou um rico fazendeiro do Sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra Civil Americana e pode ser dividido em duas partes. Em sua  primeira parte, mostra uma visão idealizada da sociedade branca bem típica so  sul dos Estados Unidos da América antes da guerra. Os senhores de escravos  são mostrados como protetores benevolentes dos mesmos e de todo o estilo de vida sulista. Na segunda parte do filme, após a grande  derrota do Sul na Guerra Civil, é mostrado os ex-escravos, juntos com os nortistas, explorando os endividados fazendeiros sulistas.

Quatro diretores dirigiram o longa, mas somente Victor Fleming que recebeu os créditos como diretor.



  Hattie McDaniel  foi a primeira atriz negra a conquistar um Oscar (melhor atriz coadjuvante), porém  não pôde comparecer na première do filme em Atlanta porque era negra. O preconceito racial operava nos Estados Unidos nesta época..
Ficou famosa em  a disputa das atrizes pelo papel de Scarlett. Mais de 1400 atrizes foram entrevistadas para o papel, sendo que mais de 400 chegaram a fazer leitura do roteiro. Vivien Leigh levou a melhor.
Durante as filmagens, ninguém na produção acreditava que a atriz inglesa fosse resistir ao charme de Clark Gable que interpretava Rhett. Mas, na verdade, eles não se entendiam, pois ela muito  considerava pouco profissional que ele deixasse o estúdio sempre às seis da tarde, todos os dias, e  ele achava um abuso oferecer um papel essencialmente  americano a uma atriz britânica .

E O VENTO LEVOU inovou a forma de contar histórias no cinema, e alguns em tom de brincadeira ainda afirmam que essa produção seria a mãe de todas as novelas mexicanas. Mas o fato é que o filmes que ainda não dispunha de modernas técnicas de efeitos especiais e mesmo assim conseguiu criar cenas espetaculares como a sequência em que Scarlett caminha entre os corpos de sobreviventes da batalha de Gettysburg. A câmara acompanha a personagem em um impressionante traveling aéreo, conseguido graças à utilização de um guindaste de 43 metros de altura, que rolava por uma rampa de cimento armado. Uma cena memorável.

É um clássico que precisa ser visto e revisto por todos os amantes de cinema ou todos os amantes de uma boa história.
Somente E O VENTO LEVOU , Branca de Neve e os Sete Anões e O Exorcista  são reprisados até hoje com lucro no cinema!


Nenhum comentário:

Postar um comentário