sábado, 7 de dezembro de 2013

O LEGADO DE NEUROMANCER



Você gosta de Matrix ? Gosta das ficções científicas no estilo ciberpunk ?
Então você conhece Neuromancer, ou pelo menos devia conhecer!

O livro conta a história de Case, um ex-hacker que foi impossibilitado de exercer sua profissão, graças a um erro que cometeu ao tentar roubar seus patrões. Eles então envenenaram Case com uma microtoxina, que danificou seu sistema neural e o impossibilitou de se conectar à Matrix, pois neste futuro idealizado por William Gibson, os seres humanos podem se conectar a uma imensa rede cibernética, como fazemos hoje com a internet .
Case então procura as clínicas clandestinas de medicina gastando  todo seu dinheiro com exames, sem conseguir encontrar uma cura. Drogado, sem dinheiro, desempregado - é nessa condição que Molly o encontra e a trama se inicia, com uma cura para os danos de Case à vista.


Neuromancer foi publicado no dia 10 de julho de 1984 e é o primeiro livro de uma trilogia conhecida como Trilogia do Sprawl . Essa obra foi a primeira a ganhar os premias  Nebula Award, Philip K. Dick Award e Hugo Award, prêmios destinados a literatura de ficção científica. Neuromancer também está entre os 100 melhores romances da história, ranking organizado pela revista Times. A obra rompeu as barreiras da literatura, dando origem a um jogo de computador e até mesmo uma opera.
Masamune Shirow, autor do grande mangá Ghost in the Shell que posteriormente se tornou um anime, bebeu muito da fonte de Neuromancer , assim como aos irmãos Wachowski, criadores de Matrix, para criar sua história. Gibson foi o primeiro escrito de ficção científica a apresentar a ideia de  ciberespaço, onde os seres humanos estão interligados a uma rede de computadores. E isso ele imaginou bem antes da popularização da internet.

Talvez o maior legado dessa obra não seja somente a sua influência no cinema, nos mangás ou na ficção científica no geral, mas sim a certeira previsão feita por seu autor de como o mundo caminha em direção a uma rede mais sofisticada ainda de compartilhamento de informações, onde todo o mundo esta interligado e dependente desta rede conhecida como internet.
 Rumores  afirmam que um filme sobre o livro será produzido e contará com Mark Wahlber e Liam Neeson.
Vamos esperar.
Enquanto isso, se você não leu Neuromancer ainda, corra até a livraria mais próxima e não deixe de ler !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário