terça-feira, 23 de outubro de 2012

SALA DE INTERROGATÓRIO: RAFAEL ROCHA



Senhoras e Senhores da cultura nerd, vai aqui em primeira mão uma entrevista com o organizador do 1° Encontro RPG de Uberlândia o Sr. Rafael Rocha.
Lembrando a todos que o encontro será realizado nos próximos dias 27 e 28 de Outubro no parque do sábia, onde também os presentes poderão assinar o abaixo assinado para a utilização do RPG para fins educacionais, culturais e sociais .

VAMOS A ENTREVISTA:

NERDS RUNNER: Rafael, vamos falar um pouco sobre conceitos básicos acerca do RPG pra todos que são leigos no assunto (como nós do blog rsrsrs).

RAFAEL: Bom, RPG conceitos básicos, vamos começar pela definição ROLEPLAYING GAME - JOGO E INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS, e no caso papéis estamos falando de personagens, como em um teatro. Ele se diferencia em muitos aspectos dos jogos convencionais pois, não tem perdedor e ganhador, trabalha com cooperação e inter relação dos sujeitos, contando historias interativas onde os jogadores cocriam o jogo, não é algo acabado, linear ou certo, cada história esta firmada em um eterminado sistema de regras que determina os tipos de dado, e como são usados, assim como as planilhas de personagem.

NERDS RUNNER: e quais os principais jogos??


RAFAEL: Difícil definir isso, porque isso sofre variação de região para região, mas é comum entre todos o Dungeon and Dragons, histórias de mundos mágicos e fantasiosos.

NERDS RUNNER: E o famoso Vampiro a Máscara?


RAFAEL: Bom, ele chegou no brasil em 1994, digo foi traduzido e editado pela editora Devir, e realmente é um grande sucesso ate hoje, mesmo estando desatualizado, por sua nova versão vampiro: o requein.

NERDS RUNNER: Muito bom. E como você vê a interação entre RPG e educação?


RAFAEL: Vejo que uma entrevista não daria para falar de tudo sobre esse assunto. O RPG é por excelência uma ferramenta educacional eficiente e flexível porque permite adentrar outros canais de aprendizagem alem do cognitivo formal. Quando bem utilizada o educador e o educando fazem a aula juntos com prazer e alegria, por meio da ludicidade desta atividade.

NERDS RUNNER: Sem falar que estimula a  leitura certo?

RAFAEL: O jogo em si é um jogo de leitura, todo jogador lê demais, porque a performa-se de seu personagem é influenciado por sua leitura, um breve exemplo: caso se jogue uma história sobre o império romano, quem mais souber sobre o assunto leva vantagem diante as estratégias apresentadas no jogo.


NERDS RUNNER: E como você acha que é a recepção dos educadores sobre essa ideia de interação entre educação e RPG?


RAFAEL: Eles não conhecem, então não tem como debater com a maioria sobre o assunto, mas quando é apresentado ficam com novo folego e começam a ficar cheios de possibilidades e falando nisso em 2011 foi realizado o curso narrativa da imaginação, que promovia a capacitação de professores em narrativa, baseado no RPG.


NERDS RUNNER:  em relação ao abaixo assinado? como funciona? todos podem assinar??


RAFAEL: sim todo podem assinar, e é bom fazer esclarecimentos sobre ele:

1 - RPG em Uberlândia não é proibido, porem temos dificuldades em esclarecer o judiciário sobre os benefícios de seu uso por jovens menores e 18 anos.
2 - Ele não serve para liberar o RPG livremente na cidade  mas sim para permitir o uso de projetos sócio culturais educativos, supervisionados por um pedagogo ou psicologo que tenham finalidade de melhoria e bem estar da comunidade . É necessário esclarecer que jogar por jogar é uma coisa, jogar com um propósito é outra, e esse proposito deve ser muito bem direcionado por um profissional sério. Um exemplo: o rpg na escola orientado para trabalhar matemática seria permitido. A idéia é mostrar o rpg como uma ferramenta social, que conecta pessoas em um mundo que é muito fácil se isolar .Na minha dissertação de mestrado converso um pouco sobre uma melhoria na qualidade das relações humanas por meio da narrativa, é o que eu acredito ser possível fazer com o RPG.

NERDS RUNNER: Então, você acha que por pouco se conhecer do assunto, eventos como esse são difíceis de serem realistados aqui em Uberlândia?

RAFAEL: Veja bem, gosto de usar muito esse exemplo, é difícil falar de um jogo de leitura em um pais de não leitores, se a tv não fala não existe e se fala é verdade absoluta, pesquisar é algo que não é cogitado, então é o mesmo que falar: Vamos fazer um simpósio o Pomelo.

NERDS RUNNER: E quais as expectativas pro evento de sábado?

RAFAEL: Que todos os rpgistas sejam tratados bem, sem preconceito ou marginalização, que a comunidade de maneira curiosa venha conhecer e aprender, que tenhas muitas assinaturas e possamos coletar muitos alimentos para quem precisa de verdade deles.

NERDS RUNNER: Pessoas que não possuem tanto contato com RPG, que conhecem muito pouco,  serão bem recebidas no encontro? poderão se situar?


RAFAEL: Tem uma equipe, chamada equipe de apoio, eles estão com crachás do Narrativa da Imaginação, sua função é justamente encaminhar e auxiliar quem quer conhecer o jogo orientando-os dentro do evento.

NERDS RUNNER: Exelente. Rafael valeu d+ pela sua atenção, muito obrigado.



RAFAEL: Obrigado a vocês do blog  por me darem essa oportunidade.


Galera esse foi o Rafael Rocha. Não se esqueçam então do próximo sábado de participarem deste grande encontro e levarem as suas doações galera para as respectivas instituições de caridade....
Um forte abraço e até a próxima! 


Eduardo- Nerds Runner
Lucas-Nerds Runner




Rafael Rocha-organizador do evento













Nenhum comentário:

Postar um comentário