sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Les Miserábles....Gladiador, Wolverine, Borat e Mulher Gato soltando a Voz



Quando vi um trailer no ano passado da Anne Hathaway, a mulher gato, cantando a mesma música que a Susan Boyle cantou no ídolos, achei FANTÁSTICO!!  Ai vi que era uma refilmagem, na forma de musical de um dos maiores clássicos da literatura universal que estreou dia 1° de fevereiro, OS MISERÁVEIS de Victor Hugo, e como um nerd literário ( não sei se existe  esse conceito rsrsrsrs ) li o livro que é muito bom , vi o filme de 1998 com Liam Neeson no papel de Jean Valjean e fiquei muito curioso para ver esse filme.
Ontem pude ir ao cinema e assistir com uma amiga que saiu do cinema derramando rios de lágrimas e eu confesso que fiquei com os olhos um tanto suados no final rsrsrsrs...enfim o filme é espetácular e por se tratar de um musical algumas cenas ficaram esplendorosas como a da formação das barricadas.Outras falando francamente, ficaram um pouquinho tediosas mas são cenas curtas. Hugh Jackman realmente convenceu como Valjean e Russel Crowe convenceu mais ainda como Javert, o inspetor de polícia que persegue o protagonista da história que havia fugido da condicional e estava preso por ter roubado um pão.
A trama de Os Miseráveis é literalmente chamar a atenção da sociedade para as mazelas sociais que vem afligindo a mesma durante todas as eras e civilizações da humanidade. Victor Hugo queria chamar a atenção de sua época para o problema da probeza e da injustiça e são essas questões que  tornam o romance atual até hoje ainda mais na nossa realidade brasileira. Tudo isso foi muito bem transmitido por esse filme que ficou épico, bem a altura do livro . O filme é uma boa aptação do musical que fora feito pela Broadway e a música i dream a dream é incrível e creio que ela define o filme que fala desse sofrimento, desta busca pela redenção, busca pela esperança e por uma transformação de vida. É o tipo de filme que não só emociona, mas sabe passar uma boa mensagem, sobre amor, sobre rever os nossos conceitos e nunca perder a esperança. Recomendo a leitura do livro, que sim, é enorme, possue uns doi volumes, dependendo a versão, mas se você quizer ir logo e ver o filme esta mais do que recomendado e não tenha preconceito por se tratar de um musical onde o povo fala cantando, pois vale muito a pena. E vamos ver se este épico vai ganhar algum oscar,....espero que ganhe.
Segue abaixo a letra em ingles da música, e o video da Mulher Gato soltando a voz...

here was a time when men were kind
When their voices were soft
And their words inviting.
There was a time when love was blind
And the world was a song
And the song was exciting.
There was a time ... then it all went wrong

I dreamed a dream in time gone by
When hopes were high and life worth living,
I dreamed that love would never die
I dreamed that God would be forgiving.

That I was young and unafraid,
When dreams were made and used and wasted.
There was no ransom to be payed,
No song unsung, no wine untasted.

But the tigers come at night,
With their voices soft as thunder,
As they tear your hope apart
As they turn your dreams to shame

He slept a summer by my side.
He filled my days with endless wonder,
He took my childhood in his stride,
But he was gone when autumn came.

And still I dreamed he'd come to me
And we would live the years together,
But there are dreams that cannot be
And there are storms we cannot weather.

I had a dream my life would be
So different from this hell I'm living
So different now from what it seemed
Now life has killed the dream
I dreamed

 

Um comentário: