sexta-feira, 19 de julho de 2013

AMANTES DE FICÇÃO CIENTÍFICA....VEJAM METRÓPOLIS !








Bem pessoal,  hoje quero falar de um filme fabulosamente fabuloso e indico pra todo amante de ficção científica e todo cinéfilo de plantão aí.....

METRÓPOLIS!
Fritz Lang foi talvez o maior nome do cinema expressionista alemão na década de 20, e entrou para a história por diversos fatores, entre eles por ter feito o filme mudo mais caro já produzido, Metrópolis. ( algo em torno de 5 milhões de marcos alemães).
Depois de sua estreia, parte desse filme se perdeu com o tempo e o mesmo quando era assistido faltava um pedaço. Décadas depois,  em 2008 se achou na Argentina uma cópia da película que possuia 30 minutos a mais do que as demais e assim o filme passou por um período de recuperação até que em 2010, totalmente restaurado, o filme passou a ser exibido na Alemanha e nos Estados Unidos.

A história de Metrópolis  se passa em um futuro distópico e em uma sociedade totalmente dividida entre duas classes sociais....os ricos empresários morando na superfície e os trabalhadores escravizados por máquinas, condenados a viver no subsolo. Marx teria adorado o filme que retratava toda a sua filosofia sobre o a eterna luta dessas classes.
 Com o tempo uma mulher chamada Maria, começa meio que profetizar a chegada de uma certa pessoa, um escolhido ( não é o Neo ) que iria ajudar os trabalhadores a se libertar de toda opressão e a reivindicar seus direitos diante dos mais ricos. 

O filme ficou famoso também pela sua panorâmica da cidade juntamente com os efeitos especiais que mostravam certas "máquinas voadoras" e as famosas passagens suspensas. Hitler quando viu Metrópolis pela primeira vez ficou maravilhado e queria de todo jeito que Lang trabalhasse pra ele, mas Lang não aceitou e fugiu para a América.

Metrópolis deixou um grande legado para filmes de ficção científica que viriam a seguir. George Lucas se inspirou no robô do filme para criar seu C-3PO, e  foi neste filme que se criou o conceito do escolhido, do enviado que viria para mudar a situação e a vida dos desafortunados (e nós vimos muito isso na trilogia Matrix).

Além de tudo isso, o filme discute algo muito importante e atual nos dias de hoje. A mecanização da vida e a perda da" humanidade" nesse processo, seja ele industrial ou não. Na época de Lang, o socialismo ganhava terreno procurando transformar as relações sociais e transformado os meios de produção, permitindo que  o trabalhador não esteja mais alienado ao que ele fazia. Hoje a alienação é outra. Criamos redes sociais virtuais para nos distanciarmos ainda mais e por isso vemos que a discussão levantada por Metrópolis é bastante atual ainda.

Bom, recomendo muito o filme, e não faça cara feia por ele ser em preto e branco e mudo...vale a pena assistir por cada minuto e principalmente pelo final do mesmo. NÃO PERCA!
É mais ou menos isso, confira o trailer abaixo e corra até a locadora mais perto de sua casa e assista a uma das obras mais importantes de toda história do cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário