sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Grande Ditador

  Olá meus amigos nerds, depois de algum tempo, ja estava sentindo saudades de vocês. Hoje venho aqui para lhes indicar uma obra-prima do cinema : O Grande Ditador.
  Eu precisava fazer um trabalho com meu grupo, um dossiê que falasse sobre a segunda guerra mundial. Foi então que procurei alguns filmes para falar sobre, afinal, para um nerd é mais facil tratar algo relacionado sobre cinema. Foi então que encontrei este filme, o Grande Ditador, foi um filme contemporâneo para a segunda guerra, sendo lançado em 1940, durante a segunda guerra, mas até então os Estados Unidos não haviam entrado na guerra. O filme foi lançado nos Estados Unidos e logo, Adolph Hitler proibiu e baniu o filme em todos os países que ele dominava, mais algo de interessante, Hitler pediu uma cópia do filme para ele assistir, sua reação não sabemos, mais ele não deve ter gostado.
   Falemos então sobre o filme, Chaplin interpreta 2 papéis : Adnoid Hinkel e o barbeiro judeu (qualquer semelhança entre eles é mera coincidência, contendo essa frase nos créditos). O filme é uma sátira, mais sempre sabemos que Chaplin nos passa uma mensagem em praticamento todos seus filmes.
  Hinkel(Hitler) em todas as cenas no filme se engrandece de todas as formas, em muitos momentos ele assina documentos para fuzilamentos e logo depois ja parte a uma sala para que sua imagem seja pintada. Enquanto ele demonstra seus poderes, o barbeiro judeu chega em sua barbearia, ele esteve presente na 1º guerra mundial, e salvou a vida de um soldado que, logo seria um dos comparsas de Hinkel. Ele sofre muitas perseguições dos nazistas, e acaba sendo mandado a um campo de concentração. Com isso tudo Hinkel de imagina como um deus e nos mostra uma cena digna de ser lembrada na história do cinema :

   Bom pessoal, não quero contar o filme inteiro mas, não posso deixar de falar sobre o discurso final dele, onde em meio a certa confusão, o barbeiro judeu sobe ao palanque, e quando todos esperavam um discurso de um ditador, ele nos proporciona um dos maiores discursos anti-guerra da história:

   Meus grandes amigos, quero que vocês assistam este filme, e reflitam muito sobre a segunda guerra, foi uma época de sofrimento, morte, uma marca de sangue na história da humanidade. Devemos tomar cuidado, pois o sofrimento no mundo atual, mesmo que não tendo guerras declaradas, é muito parecido. Por mais que 60 milhões de pessoas tenham morrido nesta guerra, o mundo que estamos vivendo a cada dia perece de mais solidariedade. Temos que fazer a diferença, mais amor e mais solidariedade, para que possamos sair deste mundo sujo onde os que não preocupam com nada decidem nosso futuro.
   Pensamos, vivemos e escolhemos... vamos fazer a diferença !

    "Hasta la vista, meus amigos".

Um comentário: