Fala pessoal....hoje trazendo pra vocês um dos desenhos mais controversos da Disney. A CANÇÃO DO SUL.
Foi o primeiro filme da Disney a utilizar atores reais interagindo com animações,( isso em 1942) um avanço na época. O filme fala sobre o personagem Tio Remus, um grande contador de histórias a lá Forrest Gump e também dá lições de vida àqueles que gostam de ouvir as desventuras do Coelho e suas eternas tentativas de ludibriar a raposa e o urso.
O problema é que na época do lançamento, a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, (NAACP), escreveu uma carta direcionada ao Sr. Disney informando que o filme teria estereótipos raciais existentes desde o fim da grande guerra civil americana começando pelo próprio Tio Remus que interpreta a visão característica da época sobre os negros recém libertos que eram pobres, lavradores e conformados com sua situação de escravidão. Os estúdios Disney disseram que o filme não era racista, e que o enredo se passa após o fim da guerra, época em que todos os negros já estavam libertos.
Para complicar a situação, no lançamento do filme na Georgia, um dos estado americanos com maior indice de segregação, o ator que interpretou o Tio Remus decidiu não comparecer ao evento.
O filme foi lançado apenas em VHS nos EUA e em outros países (incluindo o Brasil) por causa de toda polêmica levantada. Assim pelo o fato das acusações serem contestadas e muitos amantes da Disney não acreditarem que houve interpretação racista por parte do estúdio, há uma forte expectativa do filme ser relançado em DVD e Blu-Ray.
Enquanto isso você pode conferir uns trechos do filme no YouTube e tirar suas conclusões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário