Bem pessoal, continuando nas indicações de ficção científicas, hoje indicaremos a história que é homenageada no nosso blog, ou melhor dizendo , a história que deu origem ao filme Blade Runner, caçador de Andróide.
Foi na década de 1960 que Philip K.Dick escreveu um livro chamado Sonham os Andróides com as Ovelhas Elétricas? que conta sobre um mundo que fora quase que destruído pela terceira guerra mundial chamada de guerra mundial terminus. Uma boa parte da população da terra foi morar em colônias espaciais, onde eles desenvolveram andróides que eram programados pra viverem por 4 anos apenas e executavam tarefas para os humanos. Porém, um grupo desses andróides se rebela e volta pra terra, e Rick Deckard que é um caçador de recompensas, é chamado para deter os andros ( assim são chamados em boa parte do livro). Rick sonha com o dinheiro da recompensa pois precisa dele pra comprar uma nova ovelha.....SIM, UMA OVELHA. Mas irei parar por aqui, para não dar spoilers e deixar você meu caro nerd curioso para ir correndo até a livraria, ou um sebo mais próximo e comprar esse verdadeiro clássico da ficção científica.
Philip K.Dick era fã de livros policiais, e de filmes policiais também. Após ter visto o clássico do cinema noir Relíquia Macabra, ele se sentiu inspirado para escrever uma história no estilo noir, mas com uma ambientação futurista.
Ridley Scott adaptou o livro para o cinema em 1982, estrelando Harrison Ford no papel de Deckard. O diretor mudou o ano da trama de 1992 para 2019 e conseguiu trazer o mesmo clima sombrio e Noir de Relíquia Macabra para este filme que aqui tinha um nome mais simples: Blade Runner O caçador de andróides.
O visual do filme inspirou várias produções posteriores no cinema inclusive a trilogia do Batman de Nolan, que quando filmava Batman Begins exigiu que todos da sua equipe de produção assistisse a Blade Runner para que os mesmos lembrassem de como deveria ser o visual do novo Batman.
O filme é cheio de reflexões filosóficas, como o por que da vida e da morte e contém uma das frases mais clássicas do cinema ditas por Rutger Hauer interpretando um dos replicantes..
"Eu vi coisas que vocês homens nunca acreditariam. Naves de guerra em chamas na constelação de Orion. Vi raios-C resplandecentes no escuro perto do Portal de Tannhaüser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer".
Épico não..
Então pessoal essa é a nossa dica literária de hoje, e também indicamos o filme que tem um mistério no final e aconselhamos que se veja a versão do diretor. Recentemente Ridley Scott afirmou que uma continuação para Blade Runner será filmada...Aguardamos ansiosamente !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário