quinta-feira, 9 de maio de 2013

UM SÍMBOLO ARGENTINO



Fala pessoal...
Hoje quero compartilhar com vocês um incrível lançamento da editora Martins Fontes,  O Eternauta . Em 2012 essa grande editora lançou aqui no Brasil  uma das maiores histórias em quadrinhos do mundo e um das mais importantes da America Latina.
O Eternauta, que foi lançado na Argentina na década de 50,  conta a história de pessoas que a todo custo tentam sobreviver a uma invasão alienígena na cidade de Buenos Aires, na qual começa com uma nevasca mortal forçando as pessoas a se refugiarem em suas casas e posteriormente os invasores procuram lançar mão de outras formas para dominar o planeta. Héctor German, o escritor amante de aventuras como as de Robinson Crusoé  e de ficção científica usou essa historinha para também criticar a ditadura na Argentina,  pois Héctor era um esquerdista convicto. Isso custou sua vida pois o escrito desapareceu em 1977 e Francisco Solano Lopes o desenhista deu continuidade ao trabalho publicando a segunda parte da obra.
Por conta disso, O Eternauta  passou a ser um símbolo Argentino de protesto contra toda e qualquer forma de opressão. É comum se ver o desenho do personagem principal pichado nos muros de Buenos Aires sob a forma de algum tipo de protesto.
Ao se ler esta obra não tem como ficar fixado na narrativa que é bem envolvente cheia de ação e de atos de heroísmo buscando a sobrevivência ante a uma terrível ameaça e isso demonstra a existência  não de um herói apenas, mas de vários, e como o autor bem expressou: “ o herói é composto de toda a coletividade”.
Assim pessoal pra quem curte ficção científica e quadrinhos, essa obra é fundamental e super recomendável . Os desenhos do Francisco estão sensacionais, descrevendo perfeitamente cada canto da capital Argentina fazendo o leitor se sentir dentro de Buenos Aires. MUITO BOM MESMO!
Um filme sobre o Eternauta estava sendo produzido, porém até o momento o projeto está parado.
Recomendo e digo que vale apena comprar, aproveite! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário