terça-feira, 28 de maio de 2013

LOVECRAFT E O INOMINÁVEL ...MURÁRÁRÁRÁRÁ

A  primeira vez que tive contato com alguma coisa vinda de H.P Lovecraft foi o filme de terror trash  RE ANIMATOR.Aí pesquisando descobri o autor que realmente consegue dar medo em qualquer um que vá ler  alguns de seus contos.

 


Lovecraft nasceu em Providence nos Estados Unidos em 1890  e faleceu em 1937 e só fez sucesso após sua morte. Desde cedo Lovecraft  entrou em contato com o mundo da fantasia literária na biblioteca do avô onde conheceu o escritor que foi sua inspiração para toda vida. Edgar Allan Poe, um mestre da narrativa fantástica, envolvendo o mistério e o sobrenatural.
Assim ele desenvolveu um gosto por poesia e por escrever é claro. Seus primeiros contos foram O Alquimista ( não confunda aqui com Paulo Coelho) e A fera da caverna. Com o passar do tempo, Lovecraft passou a ter vários pesadelos, que talvez eram reflexos de várias dificuldades por quais ele passou como a perda do avô, crises financeiras e então decidiu escrever contos baseados nesses  pesadelos e mais tarde eles eram vendidos para algumas editoras para serem publicados naquelas revistas pulp.
Desses contos saíram verdadeiras pérolas do terror e da fantasia. Entre eles o famoso mito de Cthulhu, o ser de nome impronunciável que trás a loucura a qualquer homem que tenha contato com o mesmo. Sem falar também no terrível Necronomicon, o livro dos  mortos. Lovecraft criou uma forma de terror bem peculiar.....o terror, o medo por aquilo que não se compreende, que não pode ser nominado no nosso mundo ou na nossa realidade e então se cria um terror psicológico, uma perturbação por não se compreender  aquilo que está sendo alvo do medo...é incrível.
No conto Uma cor que caiu do céu (já falamos aqui no blog sobre esse conto), ele conta sobre a cada de um meteoro em uma certa fazenda e que após isso as pessoas do local ficaram doentes e loucas, pois naquele meteoro existia um ser de um outro mundo que era descrito como uma cor, demonstrando mais uma vez como ele conseguia criar algo totalmente novo e incutir medo nos leitores. Já teve medo de uma cor ?? Pois é, ao ler esse conto você vai ter pela primeira vez !
Lovecraft ficou amigo de vários escritores e entre eles Robert E. Howard o criador de Conam e por incrível que parece não conseguiu publicar nenhum livro em vida tendo falecido em 1937.
Vários escritores de terror como Stephen King foram influenciados diretamente por H.P. Lovecraft,e no cinema também pois diretores como Sam Reimi, John Carpenter, entre outros que captaram essa questão do medo do incompreensível.
Várias editoras lançaram seus contos e o mais recente que adquiri foi a A Tumba, edição de bolso da LPM que trás vários contos do mesmo e por sinal muito bom!
Enfim, recomendo a leitura  de qualquer conto deste escritor principalmente para os fãs de terror , fantasia e ficção científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário