domingo, 5 de janeiro de 2014

O LEGADO DE CARL SAGAN


Talvez não houve um divulgador da ciência no século XX  como  Carl Sagan.
Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas , além de de 20 livros sobre ciência e ficção científica. Astrônomo, cosmólogo, astrobiólogo, escritor e apresentador do lendário programa Cosmos, Sagan desde jovem nutria uma profunda curiosidade pelo mundo, pela natureza e pelo Universo. Formou-se na Universidade de Chicago e conseguiu seu mestrado e doutorado  em astronomia e astrofísica. Era leitor de Edgar Rice Burroughs , o cara que criou Tarzan e John Carter, e consequentemente apaixonado pela ficção científica se tornando inclusive  consultor do filme  2001 Uma Odisseia no Espaço.


A habilidade de Carl Sagan em transmitir suas ideias e conhecimentos, permitiu que muitas pessoas assistissem sua série de programas Cosmos, sempre demonstrando o valor da raça humana e a insignificância relativa da Terra diante de toda a imensidão do universo.
 Sempre defendeu a busca por vida extraterrestre, convidando a comunidade científica a utilizar os mais variados meios  para procurar por sinais provenientes de formas de vida extraterrestre potencialmente inteligentes. Sagan,  em 1982, conseguiu publicar na revista Science  uma petição em defesa do projeto SETI, que tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captado pelos radiotelescópios em busca de algum sinal que demonstre vida, sendo  assinado por 70 cientistas mostrando a importância de realmente vasculhar a galáxia e todo universo buscando vida inteligente.

"A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar." Carl Sagan


Hoje, a astronomia e a cosmologia devem muito a Sagan. Ele contribuiu para o melhor entendimento das atmosferas de Vênus e do planeta Júpiter. Também notou e escreveu sobre  o aquecimento global  como um perigo crescente para a raça  humana.

Ele se considerava um agnóstico pois não via  muita evidência sobre Deus em todo o universo e fora contra todo tipo de fundamentalismo religioso. Seus livros como O Mundo Assombrado Pelos Demônios, demonstram todo o seu ceticismo e as falácias de algumas religiões.

Depois de uma luta ferrenha contra o câncer, Sagan faleceu aos 62 anos de idade no dia 20 de dezembro de 1996 deixando órfão uma geração de admiradores, leitores  e  amantes da astronomia.
Fica aqui a nossa homenagem a esse grande cientista que deixou um legado primoroso para todo amante da ciência!
Três livros imperdíveis do apresentador do Cosmos! Leia e Confira .

Bilhões e Bilhões
Contato
Pálido Ponto Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário