sexta-feira, 18 de abril de 2014

CINEMA NA PÁSCOA!!

Quando se fala em filmes sobre a Páscoa logo nos vem a mente A Paixão de Cristo de Mel Gibson. Mas meus caros nerds, esse não é o único filme sobre esse feriado religioso.
Aqui vai duas dicas de dois ótimos filmes tratando da Páscoa. Tanto do posto de vista judaico quanto cristão.



OS 10 MANDAMENTOS
Dirigido por Cecil B. DeMille, um dos maiores cineastas da história do cinema, a película conta a história do herói hebreu Moisés e toda a sua odisseia pra tentar libertar o povo escolhido da escravidão de faraó no Egito. Filmado em 1965 e logo após concluir o filme O Maior Espetáculo de Terra de 1951, DeMille havia decidido que seu próximo filme seria o maior e mais grandioso filme já feito.O cara era um tipo de James Cameron da época. Mesmo tendo dirigido a versão original de Os Dez Mandamentos em 1923 em preto e branco, não haveria comparação para a extravagância planejada para essa  refilmagem. Mais de 1.200 storyboards foram feitos na pré-produção, o script tinha mais de 300 páginas, algo inédito para a época. Sem falar dos efeitos visuais como a abertura do mar vermelho que inclusive levou o Oscar da categoria. Um excelente filme com mais de três horas de duração e que tenta ao máximo ser fiel a história Bíblica de Moisés, mostrando a saído do povo hebreu do Egito e a comemoração da primeira Páscoa.



BEN-HUR
Filmado em 1959 e estrelado por Charlton Heston (o mesmo que viveu Moisés ), o filme se passa na época em que viveu Jesus Cristo, e conta a vida de um judeu rico  chamado Judah Ben-Hur), que é traído por seu amigo romano  Messala, e se torna um escravo nas galés romanas. Ele luta pela Liberdade e volta para conseguir a vingança contra o ex amigo. No meio de todo esse turbilhão de acontecimentos Ben-Hur deparasse com a figura de Cristo, inclusive presenciando sua crucificação. O filme recebeu 11 estatuetas do Oscar, se tornando o primeiro e maior filme premiado do cinema dividindo o lugar posteriormente com Titanic e O Senhor do Anéis : O Retorno do Rei . O filme foi adaptado do romance de mesmo nome escrito por Lew Wallace, um ateu que decidira escrever um livro para mostrar a fragilidade da fé cristã mas acabou se convertendo enquanto estudava sobre a pessoa de Jesus e como resultado disso nasceu o livro sobre Ben - Hur. Um ótimo filme, com cenas de ação e uma boa reflexão no final. Vale a pena conferir se você é amante de cinema e não conhece esses dois filmes !
Uma feliz Páscoa pra você, que Deus abençoe e até a próxima  !!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

OS MULTIVERSOS DE TARANTINO, JÁ VIU?

Quentin Tarantino com certeza é um dos maiores cineastas de todos os tempos. Inovou no cinema com sua forma de escrever roteiros, dirigir e contar uma boa trama nas telonas. Seus filmes são marcados pela violência, os diálogos rápidos e inteligentes, suas incontáveis referências a cultura pop e as melhores trilhas sonoras.
Seus primeiros roteiros foram Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, este último  dirigido por Oliver Stone.

O primeiro filme que ele roteiriza e dirige é Cães de Aluguel, tratando de um roubo mal sucedido de diamantes feita por um bando de bandidos que possuem nome de cores. O filme possui diálogos memoráveis e tem uma famosa cena onde um policial perde a orelha. Mais Tarantino do que isso impossível.
O segundo filme foi Pulp Fiction:Tempo de Violência, que fora concebido em Amsterdã, cidade escolhida pelo cineasta para escrever o roteiro.O filme ganhou a palma de ouro em Cannes e revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que  filmes assim também podem ser extremamente  rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro bem  complexo mas com uma trama simples, inovador, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas  características se tornaram a marca do cineasta desde então.


 Depois Tarantino dirige   Jackie Brown  e posteriormente Kill Bill volume 1 e 2, homenageando o cinema oriental mesclando com faroeste espaguete e tratando da temática vingança.
Recentemente dirigiu Bastardos Inglorius, passado na segunda guerra mundial e Djando Livre, um dos melhores faroestes do cinema. Tarantino também atuou (e roterisou) no filme de terror trash sobre vampiros astecas e bandidos sádicos, Um Drink no Inferno ao lado de George Clooney na década de 90.

Todo bom amante de cinema  curte  a obra de Quentin Tarantino. Seja como diretor, produtor e claro roteirista. Entretanto o próprio Tarantino tem admitido que todos os seus filmes estão conectados, e que alguns deles fazem parte de uma única história. Esse é o Multiverso de Tarantino o que torna seus filmes ainda mais legais.



O cineasta inclui as ligações mesmo se tratando de épocas diferentes e assim criou dois universos distintos.
Um dos universos é conhecido como " "mais real do que real", onde a realidade é bem parecida como a nossa. Encaixamos aqui os filmes realistas como  Cães de Aluguel, Pulp Fiction  e Jackie Brown. O outro seria o universo chamado "MOVIE MOVIE" que já passaria bem longe da realidade sendo assim um universo fantástico. Aqui os filmes Um Drink no Inferno, a saga Kill Bill e Planeta Terror dirigido por Rodriguez e roteirizado por Tarantino, fazem parte de tal universo. Em tese os dois universos não se misturam, mas o xerife Earl Mcgraw aparece em vários filmes do universo fantástico e em um filme do universo real qual seria no filme `À Prova de Morte de 2007 e roteirizado por Tarantino.
Então...será que na verdade existe somente um universo da obra de Tarantino e não dois ???

Enfim pessoal, recomendamos toda a cinegrafia  deste grande cineasta, com filmes que revolucionaram todo o cinema de uma forma geral, desde o roteiro a direção e produção...e aguardamos ansiosos qual será o próximo filme de Tarantino que nos levará as telonas para continuarmos com essa teoria doida dos multiversos do diretor.

Em 2006 um curta-metragem brasileiro de 15 minutos chamado Tarantino's Mind estrelado por Seu Jorge e Selton Mello fala sobre as ligações de todos os filmes de Tarantino. Imperdível. Vale a pena conferir !!!



2001:UMA LEITURA IMPERDÍVEL !!!!!!

Meus caros amigos leitores de ficção científica. Ao ir até a livraria me deparo com algo fantasticamente imperdível. 2001: Uma Odisseia no Espaço , livro de Arthur C.Clarke, lançado ou relançado pela editora Aleph no Brasil em uma edição de luxo perfeita.




2001 foi um filme dirigido por Kubrick que também escreveu o roteiro junto com Arthur C.Clarke que posteriormente expandiu a história e a transformou em livro.
Esse impressionante obra  que definiu a ficção científica no cinema fora na verdade baseada em dois contos de Clarke. A Sentinela e Encontro no Alvorecer, que trata da primeira parte do filme demonstrando a evolução do homem. O interessante é que 2001 Uma Odisseia no Espaço primeiro virou filme, para depois virar livro.

Na década de 80 Clarke escreveu uma continuação que se transformou em uma série de livros, terminando com o título 3001 A Odisseia Final onde vemos o desfecho da relação da humanidade com os misteriosos monólitos. Existe rumores de que  as continuações de 2001 poderiam ser filmadas para o cinema também.

O filme é imperdível. Kubrick assim que filmou Dr.Fantástico queria um bom enredo de ficção científica e teve contato com o conto A Sentinela de Clark e decidiu então, junto com o escritor roteirizar o filme que também virou livro.
Kubrick não queria dar um final explicadinho a trama de 2001. Ele queria que a plateia realmente ficasse um pouco confusa nas cenas finais. Contudo, Clark deu algumas explicações no livro ajudando o espectador a compreender melhor a conclusão de 2001.

O livro precisa estar na estante de todo e qualquer amante de ficção científica, e essa edição da Aleph realmente é perfeita, trazendo o conto original, A Sentinela. Simplesmente IMPERDÍVEL !!!
Se você só conhece o filme, corra e procure pelo livro pois vale muito a pena .


quinta-feira, 3 de abril de 2014

QUADRINHOS POLÊMICOS: THE BOYS



Garth Ennis é irlandês . É um cara que gosta de escrever sobre violência e todo tipo de bizarrice. Ele é o pai de uma das mais famosas Hqs do selo Vertigo que é Preacher e é o pai também de THE BOYS, uma das Hqs mais ousadas e geniais até então e que segundo algumas fontes está para  encerrar suas publicações aqui no Brasil.

A trama se passa em um mundo onde os super heróis são uma realidade, porém muitas vezes cometem certos excessos e em vez de salvarem as pessoas acabam é colocando muitas vidas em risco. Sem falar que vários heróis acabam se enchendo de soberba  e uns enlouquecem de vez.
Pra deter essa cambada de heróis arruaceiros surge um grupo de agentes da CIA especial chamado THE BOYS, os rapazes ( um deles é mulher). Aí surge um série de histórias com humor negro e muita violência.

The Boys é Watchman levado ao extremo, o oposto total do que se define por politicamente correto. Para se ter noção The Boys começou inicialmente sendo publicado pela DC... mas após o 1º arco a DC se recusou a continuar publicando a série devido à alguns excessos que Ennis queria por que queria publicar.
A sátira a vários super heróis que conhecemos é descarada sem falar nas críticas aos mesmos.  Garth Ennis é essa mistura de Scorsese e Las VonTrie.

Assim se você quer se divertir e não quer levar quadrinhos tão a sério e tem mente aberta....THE BOYS é uma boa pedida.
Atualmente e Devir editora tem lançado alguns encadernados da série nas livrarias do país. Aproveite !