sábado, 22 de março de 2014

O LEGADO DA TRILOGIA FUNDAÇÃO !



Bem pessoal, hoje quero falar  da maior obra de ficção científica já escrita no mundo....ééé , não é pouca coisa não. Falo hoje sobre a TRILOGIA FUNDAÇÃO, obra do mestre da ficção científica, criador das 3 leis da robótica Isaac Asimov !


Paul Krugman, vencedor do premio Nobel de economia  afirmou:
“Há uma série muito antiga de Isaac Asimov – os romances da Fundação – na qual os cientistas sociais entendem a verdadeira dinâmica da civilização e a salvam. Isso é o que eu queria ser. E isso não existe, mas a economia é o mais próximo que se pode chegar. Então, como eu era um adolescente, embarquei nessa.”
 Por essa declaração temos uma base da profundidade e do legado dessa obra.
O enrredo se concentra em um período em que as origens da humanidade  já foi esquecida  no tempo e  toda a galáxia já está ocupada pela humanidade que  já é a previsão de muitos cientistas hoje visando um meio de sobrevivência da raça humana em um futuro não tão distante. Assim nesta época, centanas e milhares de anos no futuro,  o psico-historiador Hari Seldon consegue prever a partir de cálculos matemáticos extremos o fim do império galáctico humano e a entrada da humanidade em um período de barbárie e caos  que durará 30.000 mil anos. Desta forma para amenizar os efeitos dessa crise o cientista propõe a criação de uma Fundação, que reunirá e armazenará todo o conhecimento adquirido pela humanidade. Até que surge no segundo livro uma figura intrigante, que põe em risco toda a previsão de Hari Seldon.


Asimov ao escrever em forma de uma saga científica e a procura da sabedoria, o primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda  desse império galático que nâo é nada além do mundo em que ele viveu, segundo a maioria dos críticos de sua obra, ou mesmo conforme alguns a história da queda do próprio império romano.
As histórias sobre a fundação era originalmente uma série de oito pequenas histórias publicadas na Astounding Magazine entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950. Desta forma as histórias  foram reunidas, junto a uma outra história , em um volume único publicado pela Gnome Press nos Estados Unidos em 1951 como Fundação. O resto das histórias foram publicadas em pares pela Gnome como Fundação e Império (1952) e Segunda Fundação (1953), resultando na "Trilogia da Fundação", como a série ficou conhecida por décadas.
 Em 1986 Asimov deu continuidade a trilogia, escrevendo Fundação e Terra e mais três livros que viriam a seguir incluindo um prelúdio ao primeiro. Mas durante um bom tempo era a trilogia que ficara conhecida mundialmente influenciando autores de fantasia e ficção científica.
A trilogia Fundação recebeu um premio Hugo ( que é tipo um oscar da literatura de ficção científica) especial como a melhor obra do gênero de todos os tempos.
No Brasil a trilogia e os demais livros são publicados pela editora Aleph, é é uma obra obrigatória pra todos os nerds. Até mesmo Douglas Adams o escritor do guia do mochileiro das galáxias foi influenciado pela obra quando escreveu sua clássica "trilogia " de cinco livros.
Tive a oportunidade de ler os 3 primeiros livros, é realmente  são fantásticos, um enredo de primeira linha que te prende até o final e faz pensar no futuro, em como a humanidade pode lidar com um possível colapso  em vista. Vale a pena cada página !!!!




quinta-feira, 13 de março de 2014

INDICAMOS: CAVEIRA VERMELHA ENCADERNADO



Pessoal, pra quem gosta de segunda guerra mundial, vingadores e dos encadernados da Marvel, surge aí uma boa graphic novel para se ler lançada pela Panini .

Escrita por  Gre Pak em 2011 na forma de mini-série em 5 edições, esse novo encadernado da Marvel fala sobre as sombrias origens do eterno vilão do Capitão América e dos Vingadores: Caveira Vermelha.
Descrevendo a infância e adolescência do vilão, o roteirista do quadrinho também fez uma pesquisa bem detalhada sobre o  surgimento do Nazismo na Alemanha, mesclando fatos históricos e ficcionais podemos ver como foi moldada a mente do melhor soldado de Hitler.´D á pra se estudar um pouquinho de história geral lendo o encadernado     

Se você gosta de histórias sobre a segunda guerra e é fã do vilão, você não pode perder, sem falar que está bem em conta comprar.
O Caveira Vermelha  foi  criado por Joe Simon e pelo Lendário Jack Kirby em 1941.  No Brasil já foi chamado simplesmente de Caveira na época das histórias da revistas da EBAL. 

Bem, espero que vocês gostem do encadernado, e aproveitem os próximos lançamentos quea Marvel fará através da Panini !!

segunda-feira, 10 de março de 2014

EXISTE VIDA ELÉM DE BREAKING BAD



Sim meu amigos...todos nós sentimos o final de Breaking Bad, mas surge algo novo no horizonte, uma série nova estrelada pelo vencedor do oscar Matthew Mcconaughey e já tá causando aquele reboliço . Estou falando de TRUE DETECTIVE !

O fim da primeira temporada da série que foi no último domingo,  derrubou o serviço online da HBO, nos Estados Unidos, tamanha a procura pelo ultimo  episódio. A série criminal, que tem atraído quase 11 milhões de espectadores por episódio, derrubou a HBO Go, o que causou comoção nas redes sociais.
A série conta sobre  as vidas de dois detetives, Rust Cohle (Mattthew McConaughey) e Martin Hart (Woody Harrelson),  que durante dezesseis anos procuram um serial killer no estado de Louisiana.



Com uma linguagem cinematográfica e com episódios de 50 minutos cada , pode se dizer que é um filme dividido em oito partes.
O público cada vez mais clama por séries assim, que extrapolam a linguagem televisiva, dando ao espectador aquilo que o cinema fornece seja com um excelente roteiro, boas atuações, e é claro um ótima produção. E isso é bom, pois estimula cada vez mais os produtores de séries a oferecer aos assinantes de tv a cabo e netflix algo da mais alta qualidade. Somos gratos a séries com 24 horas, lost e breaking bad   que  inovaram a forma de se fazer um seriado.
 Em 2015 sairá a segunda temporada, contando uma história diferente e provavelmente não teremos os mesmos atores. O jeito e esperar e aguardar !!!


sexta-feira, 7 de março de 2014

ANIME NOSTALGIA: Neon Genesis Evangelion



Fala pessoal,  nosso anime nostalgia de hoje é o clássico Neon Genesis Evangelion,
uma série de ação pós-apocalíptica que nos apresentou  robôs gigantes de uma maneira bem inovadora.
Neon Genesis Evangelion é baseada no mangá japonês de mesmo nome, contando a história de um grupo de adolescentes que trabalham para uma organização chamada NERV onde combatem seres monstruosos chamados de " anjos" que invadem a terra procurando sua destruição.


Foram feitos 26 episódios que foram produzidos pelo estúdio Gainax  sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por estes  26 episódios de televisão, exibidos originalmente nos anos de 1995 e 1996.
O anime ganhou o prêmio de Melhor Anime do Ano, três vezes consecutivas .
Pra você que não assistiu e procurar por este anime hoje, precisa saber que os primeiros episódios podem parecer lentos, mas logo a trama se tornará muito envolvente e bem dramática.
Vale a pena lembrar desse grande sucesso da década de 90 e se você curte animes e não viu , precisa ver !