terça-feira, 28 de maio de 2013

LOVECRAFT E O INOMINÁVEL ...MURÁRÁRÁRÁRÁ

A  primeira vez que tive contato com alguma coisa vinda de H.P Lovecraft foi o filme de terror trash  RE ANIMATOR.Aí pesquisando descobri o autor que realmente consegue dar medo em qualquer um que vá ler  alguns de seus contos.

 


Lovecraft nasceu em Providence nos Estados Unidos em 1890  e faleceu em 1937 e só fez sucesso após sua morte. Desde cedo Lovecraft  entrou em contato com o mundo da fantasia literária na biblioteca do avô onde conheceu o escritor que foi sua inspiração para toda vida. Edgar Allan Poe, um mestre da narrativa fantástica, envolvendo o mistério e o sobrenatural.
Assim ele desenvolveu um gosto por poesia e por escrever é claro. Seus primeiros contos foram O Alquimista ( não confunda aqui com Paulo Coelho) e A fera da caverna. Com o passar do tempo, Lovecraft passou a ter vários pesadelos, que talvez eram reflexos de várias dificuldades por quais ele passou como a perda do avô, crises financeiras e então decidiu escrever contos baseados nesses  pesadelos e mais tarde eles eram vendidos para algumas editoras para serem publicados naquelas revistas pulp.
Desses contos saíram verdadeiras pérolas do terror e da fantasia. Entre eles o famoso mito de Cthulhu, o ser de nome impronunciável que trás a loucura a qualquer homem que tenha contato com o mesmo. Sem falar também no terrível Necronomicon, o livro dos  mortos. Lovecraft criou uma forma de terror bem peculiar.....o terror, o medo por aquilo que não se compreende, que não pode ser nominado no nosso mundo ou na nossa realidade e então se cria um terror psicológico, uma perturbação por não se compreender  aquilo que está sendo alvo do medo...é incrível.
No conto Uma cor que caiu do céu (já falamos aqui no blog sobre esse conto), ele conta sobre a cada de um meteoro em uma certa fazenda e que após isso as pessoas do local ficaram doentes e loucas, pois naquele meteoro existia um ser de um outro mundo que era descrito como uma cor, demonstrando mais uma vez como ele conseguia criar algo totalmente novo e incutir medo nos leitores. Já teve medo de uma cor ?? Pois é, ao ler esse conto você vai ter pela primeira vez !
Lovecraft ficou amigo de vários escritores e entre eles Robert E. Howard o criador de Conam e por incrível que parece não conseguiu publicar nenhum livro em vida tendo falecido em 1937.
Vários escritores de terror como Stephen King foram influenciados diretamente por H.P. Lovecraft,e no cinema também pois diretores como Sam Reimi, John Carpenter, entre outros que captaram essa questão do medo do incompreensível.
Várias editoras lançaram seus contos e o mais recente que adquiri foi a A Tumba, edição de bolso da LPM que trás vários contos do mesmo e por sinal muito bom!
Enfim, recomendo a leitura  de qualquer conto deste escritor principalmente para os fãs de terror , fantasia e ficção científica.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

UM CLÁSSICO QUE DAVA MEDO NO CHAVES E NA CHIQUINHA!

Um dos melhores episódios que ja vi do Chaves, foi um em que ele e a Chiquinha assistem, ou tentam assistir a um filme de terror. Entre piripaques e água na cara eles acabam não terminando de ver o filmee a Chiquinha resolve assustar ele e o Quico.
Eu sempre procurei saber que filme era esse que eles estavam vendo e enfim....descobri.
A MÚMIA


Não......não é o filme de 1999, esse aqui é o clássico de 1932 que deu origem a todos os outros filmes de múmias.
O filme conta sobre uma expedição o Egito, onde os arqueólogos encontram uma múmia chamada Imotep e acidentalmente traz o cabra de volta a vida, que decide encontrar a encarnação de sua amada. O filme de 1999 com Brendan Fraser usou muito da história contada aqui  para a realização do mesmo contudo o filme de 1999 é um filme de ação e aventura, e já este aqui é terror mesmo, a começar pelo ator. Boris Karloff que assim como Bela Lugosi ficou famoso no cinema por interpretar os monstros famosos da literatura gótica. Drácula e Frankenstein.
O filme é muito bem feito, considerando a época é claro. Tem uma ótima iluminação e logo no início um sequencia fantástica onde a múmia ressurge dos mortos.

O filme era, e ainda é muito famoso no México e por isso esteve presente em um dos episódios do Chaves que preferia ver desenhos animados do que esse filme.


Recomendo muito o filme para aqueles que são amantes de filmes de terror e do cinema em geral. Você deve encontrar o filme a venda na internet ou se sua locadora for muito boa, você pode encontrar lá também. Aqui em Uberlândia eu confesso que não achei, mas não procurei em todas as locadoras ainda, mas se você encontrar vale a pena assistir pois é uma verdadeira joia do cinema.

Confere aí o episódio do Chaves em que ele vê esse filme de terror e se divirta...



sexta-feira, 24 de maio de 2013

DOUGLAS ADAMS , TOALHA, STAR WARS , CATSU e não entre em panico!

Bom pessoa, amanhã dia 25 de maio é o dia da toalha pra uns e o dia do orgulho nerd para outros. Pra mim amanhã é sábado.Bom, mas o que isso que dizer?? CALMA, NÃO ENTRE EM PÂNICO
Primeiramente temos que falar que o dia da toalha é um dia em que Douglas Adams é homenageado. Mas quem é esse cara ?





Todo nerd que se preze conhece O guia do mochileiro das galáxias e também o seu autor que é  Douglas Adams. A série de livros que também virou filme e também já foi programa de rádio conta as aventuras de um humano Arthur Dent e seus amigos alienígenas pela galáxia e a toalha ( sim, a de enxugar) é de extrema importância para tais viagens, é um item essencial a qualquer mochileiro galático. D uma olhada em um dos trechos do primeiro livro da série :

 "Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."

Douglas Adams era comediante e escrevia esquetes para a famosa série britânica  Monty Python s . O autor era um ateísta fanático e um amante de tecnologia e também defensor de causas ambientais. Primeiramente a série do guia do mochileiro das galáxias fora adaptada ao rádio e só posteriormente virou uma série de 5 livros, todos eles sensacionais e cheio daquele típico humor da Inglaterra . Desta forma o dia 25 de maio fica sendo o dia da toalha em homenagem a este grande escritor, contudo neste mesmo dia,  há alguns anos atrás em uma galáxia  muito distante mais precisamente em 1977 estreou nos cinemas Star Wars-episódio IV, Uma nova esperança. A obra prima de George Lucas que deu início a era dos Blockbusters, filmes carregados de efeitos especiais e com muita aventura. Assim nascia também o dia do orgulho nerd. Então se você se considera um Nerd, Geek, Cdf ?? ou alguma coisa do tipo, comemore e se divirta.
Em Uberlândia teremos o evento da Catsu nos dias 25 e 26 de maio. é sem dúvida o maior evento de animes do triângulo mineiro e se você é da região você não pode perder por nada. O evento contara com a presença do vlogueiro Cauê Moura e do dublador Charles Emanuel que dublou John Connor no Exterminador do Futuro 2. Aqui ta o link do site com a programação do evento.
www.catsu.com.br

E por hoje é só galera, um forte abraço a todos e até a próxima!


quinta-feira, 23 de maio de 2013

VIRADA CULTURAL EM SÃO PAULO



Fala galera, tudo tranquilo ??
Pois é,  pessoal tive a oportunidade de ir a São Paulo nos últimos dias 18 e 19 de maio  e participar da famosa  virada cultural da cidade e realmente foi uma experiência incrível em todos os sentidos. Shows, teatro, cinema, standap, exposições  e tudo  mais a disposição da população da cidade e dos turistas é claro e de graça. Tive a oportunidade de ver em um dos cinemas da capital e ver Disque M para Matar em 3d, fui no teatro municipal ver os concertos musicais, vi algumas peças teatrais no teatro de rua.....enfim, foi muito bom. E pra uma pessoa que mora no interior de Minas, ir pra São Paulo é sempre uma experiência incrível.




E os artistas de rua.....estavam incríveis, sem falar em todos os lugares famosos da cidade como a Estação da Luz, o Mercado Municipal e seu inconfundível sanduíche de mortadela, a praça da Sé, a faculdade de direito do Largo São Francisco, um lugar qua abrigou a famosa bucha paulista que era uma sociedade secreta comandada pelo professor Julio Frank e tudo mais.......e em todos os lugares um evento cultural  diferente.














Enfim pessoal, uma ótima viagem pra quem quer conhecer São Paulo e respirar cultura junto com a cidade. Vale muito a pena ir.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um monólogo que vale por um Filme!



Fala pessoal......
Tem gente que não curte muito cinema brasileiro. Sinceramente eu não sei o motivo. Podemos ter feito muitos filmes ruins, contudo temos verdadeiras obras primas produzidas aqui e Tempos de Paz é uma delas.
Daniel Filho uma certa vez foi ao teatro ver uma peça chamada Novas Diretrizes em Tempos de Paz e se encantou com a mesma e decidiu fazer um filme da peça.
Ela conta a história de um ator polonês que após a segunda guerra tenta entrar no Brasil, porém é barrado por um interrogador da alfândega que outrora era um torturador a serviço do Estado Novo criado por Getúlio Vargas. Então esse ex torturador faz um desafio ao pobre ator polonês..... se ele o fizer chorar contando suas memórias de guerra na Europa ele entrará no Brasil sem maiores problemas.
No filme o funcionário da alfândega e interpretado brilhantemente por Tony Ramos e o jovem ator , refugiado de guerra interpretado por Dan Stulbach que faz um monologo magistral em uma cena que faz os olhos de qualquer um suar.
O filme é rápido, objetivo e muito tocante. Como fazer um homem extremamente frio e insensível, que outrora fora um torturador, chorar ?       Uma tarefa praticamente impossível, mas é aí que vem o monólogo ( e aqui não é spoiler) que faz toda a diferença no longa. O filme também possui uma trama paralela de um homem que fora torturado pelo personagem de Tony Ramos e decide encontra-lo.
Enfim, Daniel Filho criou uma verdadeira obra prima do cinema nacional que vale apena ser visto, pelo menos pelo monologo do Stulbach, mas o filme inteiro é fantástico. Recomendo muito.
Pessoal, sem preconceitos com o cinema nacional que tem muita coisa boa para os cinéfilos em geral, e esse filme é uma delas.
Forte abraço, até a próxima!    





 

terça-feira, 21 de maio de 2013

O MAIOR DETETIVE DO BRASIL










Luis Fernando Veríssimo herdou do pai Érico Veríssimo o talento pra escrever e por isso se tornou um grande autor de crônicas e de textos curtos. No meio destes textos ele então cria em 1979 o detetive mais quebrado da literatura brasileira e o que possui a língua mais afiada. Ed Mort. Está na plaqueta.
O personagem criado por Veríssimo aparece pela primeira vez em um conto chamado  A armadilha e já foi adaptado para as mais diversas mídias possíveis. Do cinema aos quadrinhos, Ed Mort é a paródia daqueles detetives do cinema americano, só que ele vive sem dinheiro, mas incrivelmente consegue resolver todos os casos indo a fundo em suas investigações e  convive com 17 baratas em seu escritório e um rato albino chamado Voltaire.O filme brasileiro contava com Paulo Betti interpretando Ed mort e foi bem aceito pelo público na época.
A editora objetiva a algum tempo lançou um livro com todas as histórias do personagem e hoje é a nossa indicação de leitura da semana. O livro é bem curto possuindo somente 75 páginas, todas recheadas com o humor infalível de Luis Fernando Veríssimo. É uma leitura bem light, tranquila e rápida........recomendadíssimo!



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Batman : Arkham Origins

   




   E aí meus grandes amigos, hoje trazemos pra vocês que gostam de games, que o Morcego está de volta. Batman Arkham Origins, que está sendo tão esperados por muitos fãs, ganhou seu primeiro vídeo, que mostra um confronto entre o Homem-Morcego e o vilão Exterminador. O trailer apresenta apenas cenas em computação gráfica e não mostra imagens reais do jogo. Batman: Arkham Origins sai em 25 de outubro, para PC, XBOX 360, PS3 e Wii U.

   O vídeo também mostra alguns capangas do Exterminador enfrentando Batman, mas ainda não dá detalhes do conflito e em que circunstâncias ele ocorre. A Warner Bros. promete um trailer “completo” em 20 de maio, com mais detalhes do confronto e também com possíveis cenas do jogo em si.
Batman: Arkham Origins vai contar as origens do Homem-Morcego, como seu nome sugere, e vai mostrar os primórdios da carreira do herói ao defender Gotham City de vilões e loucos. O principal antagonista do jogo é o Máscara Negra, mafioso que contrata assassinos do mundo todo para eliminar o herói que atrapalha seus planos.

  Arkham Origins também vai ganhar uma versão mais simples no PlayStation Vita e Nintendo 3DS, chamada de Batman Arkham Origins Blackgate . O game para o portátil será uma sequência direta da história de Arkham Origins.
  Pessoal, acompanhem o trailer do game :


   Meus amigos nerds, creio que quem gosta do jogo, e gosta do Super Herói, vai se impressionar muito, com essa nova versão. Creio que teremos mais um belo game, isso eu espero, e vocês ?
  Ficamos por aqui, obrigado a todos !
  Hasta la vista, Nerds !